O COMPROMETIMENTO SOCIAL E POLÍTICO DO PESQUISADOR DIANTE DA REPRODUÇÃO SOCIAL

Autores

  • Juliana Aparecida Cruz Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia Laura Torriglia Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.13377

Palavras-chave:

Reprodução Social, Engajamento Social, Trabalho, Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo levantar alguns questionamentos e compreensões acerca do engajamento do intelectual diante da sociedade ao qual esta investigando. Evidencia que desvelar o fenômeno social para além de sua mera aparência só é possível por meio de um método que considera a compreensão histórica da sociedade. Primeiramente, realizamos um estudo em Lukács sobre o engajamento social e político do intelectual diante da realidade social contemporânea. E por fim, levantamos algumas considerações sobre a intervenção do intelectual e as consequências práticas da teoria mediante a efetivação da análise sobre a reprodução social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Cruz Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC . Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em História Bacharel e Licenciatura UnC.

Patricia Laura Torriglia, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciencias de La Educación - Universidad Nacional de Córdoba, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Associada no departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centro de Ciências da educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Cruz Martins, J. A., & Torriglia, P. L. (2016). O COMPROMETIMENTO SOCIAL E POLÍTICO DO PESQUISADOR DIANTE DA REPRODUÇÃO SOCIAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 8(1), 136–146. https://doi.org/10.9771/gmed.v8i1.13377