A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Meire dos Santos Dangió UNESP/Araraquara
  • Ligia Marcia Martins UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13214

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguagem, Pensamento.

Resumo

O artigo em tela coloca em questão a concepção histórico-cultural de alfabetização tendo em vista apontar as relações entre ela e o processo de desenvolvimento psíquico dos indivíduos, postulando – em conformidade com os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural, que a alfabetização se realiza no seio de um processo amplo de desenvolvimento cultural e, consequentemente, de um ensino desenvolvente desde a mais tenra idade. Destarte, defendemos a tese segundo a qual o professor alfabetizador carece conhecer as articulações internas entre alfabetização, desenvolvimento da linguagem oral e o salto abstrativo requerido à sua conversão em linguagem escrita.

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Biografia do Autor

Meire dos Santos Dangió, UNESP/Araraquara

Professora há 28 anos. Atuei como coordenadora e diretora de escola. Trabalho com formação de professores há 10 anos. Atualmente exerço o cargo de diretora da Divisão de Projetos e Pesuisas Educaionais da Secretaria da Educação de Bauru/SP.

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Publicado

2015-03-25

Como Citar

Dangió, M. dos S., & Martins, L. M. (2015). A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 210–220. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13214