O PENSAMENTO PEDAGÓGICO SOCIALISTA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DESENVOLVIDA NA RUSSIA PÓS-REVOLUCIONÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES OARA O PROJETO EDUCACIONAL DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Malila da Graça Roxo Abreu UFMA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13103

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Pedagogia Socialista

Resumo

O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Estado, Política e Gestão Educacional. Como o próprio título indica tem por objetivo discutir os princípios da Pedagogia Socialista e suas contribuições para a organização do trabalho pedagógico na escola atual, a partir das ideias de Marx e Engels sobre educação e ensino, tendo como referência a primeira experiência histórica de construção do sistema educacional sob a égide do socialismo. Parte-se neste estudo da compreensão de que os interesses entre capital e trabalho continuam essencialmente antagônicos. Nesse sentido, busca-se a elucidação dos questionamentos, respaldando-se a análise nos clássicos do marxismo e nas produções teóricas sobre a experiência desenvolvida na Rússia pós-revolucionária sob a orientação de Pistrak, além da produção teórica de educadores nacionais que desenvolveram estudos sobre a temática. Utiliza-se o referencial teórico metodológico do materialismo histórico- dialético para compreensão do fenômeno estudado. A discussão assenta-se na teorização marxiana e marxista sobre educação. O trabalho está estruturado em três capítulos e considerações finais. Na primeira parte, aborda-se a trajetória do princípio da união do ensino com o trabalho, enfocando sua origem desde Owen até Marx. Na segunda parte, abordam-se as categorias trabalho, tempo livre, homem em Marx e sua relação com a educação. Na terceira parte analisa-se a experiência acumulada pela classe trabalhadora na Rússia pós-revolucionária sob a orientação de Pistrak e o legado que essa experiência pode oferecer para a construção de uma Pedagogia Socialista. Nas considerações finais, apresentam-se as reflexões sobre todo o trabalho desenvolvido na dissertação, apontando as contribuições do trabalho de Pistrak para a construção da Pedagogia Socialista. O estudo realizado nos permite confirmar a atualidade dos princípios da Pedagogia Socialista, alternativa única de transformação da realidade, e indicar a necessidade de luta organizada da classe trabalhadora para superação da atual proposta de sociabilidade capitalista. 

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Biografia do Autor

Malila da Graça Roxo Abreu, UFMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Educação Básica das redes públicas estadual do Maranhão e municipal de São Luís. Integrante do HISTEDBR- MA. Integrante Movimentos Sociais em Defesa da Educação Pública no Maranhão. Dissertação elaborada sob a orientação da Professora Dra. Francisca das Chagas Silva Lima. E-mail: malilaroxo@yahoo.com.br. 

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Abreu, M. da G. R. (2014). O PENSAMENTO PEDAGÓGICO SOCIALISTA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DESENVOLVIDA NA RUSSIA PÓS-REVOLUCIONÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES OARA O PROJETO EDUCACIONAL DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 208. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13103

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos