A IDEOLOGIA DA NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Autores

  • Roberto Leme Batista UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13100

Palavras-chave:

Trabalho. Reestruturação produtiva. Educação profissional. Qualificação. Competências.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. A análise parte da crise estrutural do capital a partir da década de 1970, visando compreender a ofensiva do capital contra o trabalho com vistas à superação dessa crise. O estudo priorizou a reestruturação produtiva, como um dos componentes da ofensiva capitalista, com vistas a compreender como se processou o deslizamento da noção de qualificação para a de competências e, como se deu o processo de apropriação e adaptação da teoria do capital humano ao contexto do capitalismo global, na esfera das instituições multilaterais. Buscamos compreender como a reforma da educação na década de 1990, no Brasil, assimilou e adaptou esses pressupostos à educação profissional de nível técnico. Foram analisados diversos documentos e relatórios das instituições multilaterais e da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE). Além do que, o estudo baseou-se em literatura especializada sobre o tema. Conclui-se que a educação, sobretudo a profissional, proposta para o contexto da reestruturação produtiva tem por objetivo a constituição de um novo sujeito social palatável e útil ao capital que é o trabalhador flexível e adaptável às transformações organizacionais e técnicas do capitalismo global. 

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Biografia do Autor

Roberto Leme Batista, UNESP

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Marília. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Paraná – Unespar, Campus Paranavaí/PR. Tese elaborada sob a orientação do Professor Dr. Giovanni Alves. 

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Batista, R. L. (2014). A IDEOLOGIA DA NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 6(2), 205. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13100

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos