A EDUCAÇÃO EM MÉSZÀROS: TRABALHO, ALIENAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Autores

  • Demetrio Cherobini

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13097

Palavras-chave:

Educação marxista, consciência de classe, teoria e práxis, realidade social

Resumo

István Mészáros é um autor que há muitos anos se dedica a uma tarefa imprescindível: utilizar o ferramental teórico criado por Marx para compreender a sociedade do capital e, com base nisso, fornecer elementos para a elaboração de uma estratégia capaz de revolucionar o atual modo de controle do metabolismo social. Seu intento fundamental é bastante claro e visível em todos os seus escritos: envidar esforços para a realização da comunidade de homens e mulheres verdadeiramente emancipados, comunismo, e evitar assim que a barbárie capitalista comprometa o futuro da humanidade. Mas apesar de o filósofo húngaro possuir uma vasta e reconhecida produção intelectual e escrever há pelo menos seis décadas, são poucos os estudos sistemáticos sobre o seu pensamento. Nesse sentido, a obra do professor Caio Antunes, A educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação, vem ajudar a suprimir essa lacuna, trazendo uma importante contribuição para todos os que no Brasil se interessam pelas questões que envolvem a relação entre educação e revolução. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demetrio Cherobini

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel-PR. 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Cherobini, D. (2014). A EDUCAÇÃO EM MÉSZÀROS: TRABALHO, ALIENAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 200–202. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13097