A EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM DIREITO QUE NÃO SE COMPLETA

Autores

  • Gaudêncio Frigotto UERJ
  • Maria Ciavatta UFF
  • Marise Ramos EPSJV/Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13088

Palavras-chave:

Educação profissional, desenvolvimento, capitalismo dependente. 

Resumo

A política de educação profissional no Brasil, ao longo de dez anos de governo conduzido pelo Partido dos Trabalhadores, tem-se pautado pela expansão fomentada diretamente pelo Estado. Não obstante, especialmente a partir de 2011, com a instituição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), verifica-se a tendência de não se privilegiar a educação profissional técnica de nível médio, menos ainda na forma integrada, e sim a formação inicial e continuada. Vê-se, ainda, a ampliação da participação da esfera privada subsidiada pelo fundo público. Este quadro demonstra que a ampliação da oferta de educação aos trabalhadores no Brasil se ocorre predominantemente por meio de cursos baratos que, por sua vez, servem ao trabalho igualmente barato. Neste texto, além de discorrermos sobre esta política, buscaremos discutir a determinação fundamental subjacente à negação reiterada do direito à educação básica e profissional de qualidade à classe trabalhadora, na particularidade do projeto construído e mantido pela classe burguesa brasileira, de capitalismo dependente.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gaudêncio Frigotto, UERJ

Doutor em Ciências Humanas – Educação. Professor Titular em Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense (aposentado). Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq. 

Maria Ciavatta, UFF

Licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Doutora em Ciências Humanas (Educação) (PUC-RJ), Professora Titular de Trabalho e Educação, associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do CNPq.

Marise Ramos, EPSJV/Fiocruz

Doutora em Ciências Humanas – Educação. Especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz) e em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Frigotto, G., Ciavatta, M., & Ramos, M. (2014). A EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UM DIREITO QUE NÃO SE COMPLETA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 65–76. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13088