DESENVOLVIMENTO NACIONAL E REGIONAL E AS DEMANDAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Celso João Ferretti UTFP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13087

Palavras-chave:

Educação, desenvolvimento econômico e social, ensino médio, educação profissional

Resumo

O objetivo deste texto é o de promover uma reflexão a respeito das relações estabelecidas entre educação e desenvolvimento, principalmente a partir da década de 1990 do século passado. A razão para tal deve-se à impropriedade do caráter mais ou menos direto atribuído a tal relação, fazendo supor que o campo da educação dispõe de condições para influenciar o desenvolvimento econômico social com a ênfase que lhe atribuem a mídia e mesmo certos discursos oficiais. A preocupação com tal temática acentuou-se ainda mais nos anos recentes, tanto pelo papel atribuído aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nesse processo, quanto pela constatação de um crescente processo de deslocamento de recursos públicos para agências privadas que atuam no campo educacional e, também, pela investida que vem se verificando, tanto no âmbito público quanto no privado, no sentido de promover mudanças no âmbito do Ensino Médio e da Educação Profissional com vistas às relações impróprias acima referidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso João Ferretti, UTFP

Professor Visitante Nacional Sênior do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.. 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Ferretti, C. J. (2014). DESENVOLVIMENTO NACIONAL E REGIONAL E AS DEMANDAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 54–64. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13087