DESENVOLVIMENTO NACIONAL E REGIONAL E AS DEMANDAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13087Palavras-chave:
Educação, desenvolvimento econômico e social, ensino médio, educação profissionalResumo
O objetivo deste texto é o de promover uma reflexão a respeito das relações estabelecidas entre educação e desenvolvimento, principalmente a partir da década de 1990 do século passado. A razão para tal deve-se à impropriedade do caráter mais ou menos direto atribuído a tal relação, fazendo supor que o campo da educação dispõe de condições para influenciar o desenvolvimento econômico social com a ênfase que lhe atribuem a mídia e mesmo certos discursos oficiais. A preocupação com tal temática acentuou-se ainda mais nos anos recentes, tanto pelo papel atribuído aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nesse processo, quanto pela constatação de um crescente processo de deslocamento de recursos públicos para agências privadas que atuam no campo educacional e, também, pela investida que vem se verificando, tanto no âmbito público quanto no privado, no sentido de promover mudanças no âmbito do Ensino Médio e da Educação Profissional com vistas às relações impróprias acima referidas.
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