CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO: O CASO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior UFSC
  • Alan Victor Pimenta UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13086

Palavras-chave:

Capitalismo, indústria de serviços, trabalho produtivo, educação superior

Resumo

Este texto elabora uma releitura teórica das formulações de Marx sobre Trabalho Produtivo, tendo como objetivo compreender melhor o trabalho do professor nas Instituições de Ensino Superior considerando o estágio atual do capitalismo. No contexto de emergência de novas indústrias, sob a mundialização do regime de predominância financeira, a multiplicação das formas de valorização do capital sinaliza o estratégico papel da educação e possibilita novos mecanismos de exploração da força de trabalho. Esta nova racionalidade torna a universidade parte constituinte da indústria de serviços ao modificar a natureza do trabalho docente, tomando-o como parte da cadeia do valor e a produção científica como instrumento de expropriação do saber do trabalhador e sua apropriação pelo capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, UFSC

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, Livre-docente pela Universidade de São Paulo e Visiting Professor na Arizona State University (2014-2015). 

Alan Victor Pimenta, UFSC

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos e atual Coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana. 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Silva Júnior, J. dos R., & Pimenta, A. V. (2014). CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO: O CASO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 28–41. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13086