A CHINA E A TRANSIÇÃO SOCIALISTA – UM BREVE BOSQUEJO

Autores

  • Luís Carapinha UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12597

Palavras-chave:

China, Partido Comunista da China, transição socialista, economia de mercado socialista

Resumo

O rumo acidentado do processo revolucionário de construção do socialismo da China revela uma gradual reorientação das energias revolucionárias para as “tarefas técnicas”, centradas no desenvolvimento económico e elevação das forças produtivas. O reenquadramento teórico e prático da transição socialista chinesa adquire uma dimensão qualitativa com a proclamação da política de Reforma e Abertura e o reconhecimento da etapa histórica que o Partido Comunista da China, a partir de Deng Xiaoping, definiu como estádio primário do socialismo. A reformulação económica recoloca a questão da utilização dos instrumentos do mercado no processo da transição socialista da China, estabelecendo um paralelo com a experiência pioneira soviética da NEP. A economia de mercado socialista na China corresponde a um modelo de economia mista, em que a propriedade pública e o Estado detêm os altos comandos da economia, e a inserção na economia mundial constitui uma alavanca fundamental, realidade que não configura como dado adquirido um regresso da China ao domínio do capitalismo. Ao mesmo tempo, o confronto incontornável entre as dinâmicas económicas de dois sistemas antagónicos – socialismo e capitalismo – coloca ao PCCh e ao proletariado chinês a exigência teórica e prática da salvaguarda de uma reactualizada perspectiva de classe.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Carapinha, UFBA

Diplomado em Educação Física e Desporto pelo Instituto Estatal de Cultura Física de Kiev (1991) e licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (2005). Desenvolve actualmente investigação sobre a Nova Política Económica (NEP) na URSS e a temática da transição socialista no âmbito de doutoramento em História Moderna e Contemporânea que realiza no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Membro da Secção Internacional do PCP. Autor de mais de uma centena de crónicas e artigos sobre temas de política internacional e história contemporânea. E-mail: lmcarapinha@netcabo.pt.    

Downloads

Publicado

2014-08-24

Como Citar

Carapinha, L. (2014). A CHINA E A TRANSIÇÃO SOCIALISTA – UM BREVE BOSQUEJO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 10–22. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12597

Edição

Seção

Debate