NOVAS TAREFAS E NOVAS FORÇAS

Autores

  • Vladimir Iilich Ulianov Lenin

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12591

Palavras-chave:

Marxismo, Modo de produção, Educação, Omnilateralidade

Resumo

O desenvolvimento do movimento operário de massas na Rússia, em ligação com o desenvolvimento da social-democracia, caracteriza-se por três transições notáveis. Primeira transição – dos estreitos círculos de propaganda para a ampla agitação económica entre a massa; segunda – para a agitação política em grande escala e as manifestações de rua abertas; terceira – para uma verdadeira guerra civil, para a luta revolucionária directa, para a insurreição popular armada. Cada uma destas transições foi preparada, por um lado, pelo trabalho do pensamento socialista predominantemente numa direcção, e por outro lado por profundas mudanças nas condições de vida e em toda a estrutura psíquica da classe operária, pelo despertar de novas e novas camadas da mesma para uma luta mais consciente e activa. Estas mudanças tiveram por vezes lugar silenciosamente, a acumulação de forças pelo proletariado realizou-se nos bastidores, sem chamar a atenção, provocando não raramente um desapontamento dos intelectuais quanto à solidez e vitalidade do movimento de massas.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Iilich Ulianov Lenin

Membro fundador, principal teórico e dirigente do Partido Bolchevique. Dirigiu o partido e os sovietes à tomada de poder na Revolução Russa de 1917. Fundou a Internacional Comunista, identificou o Imperialismo como fase superior do Capitalismo e enfatizou o papel do partido como vanguarda da revolução.

Downloads

Publicado

2014-08-24

Como Citar

Lenin, V. I. U. (2014). NOVAS TAREFAS E NOVAS FORÇAS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 264–271. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12591

Edição

Seção

Clássico/Documentos