CONJUNTURA

Autores

  • Osvaldo Coggiola USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12590

Palavras-chave:

Conjuntura

Resumo

O primeiros 14 anos do século XXI evidenciam o acirramento das condições objetivas que confirmam e aprofundam a crise do capitalismo com impactos devastadores sobre a classe trabalhadora. Levantes dos trabalhadores têm ocorrido em todo o mundo e por todo mundo acirra-se a opressão e a violência do poder econômico sobre os trabalhadores que reagem. Aos marxistas cabem , simultaneamente, a tarefa de avaliar a conjuntura apontando as possibilidades revolucionárias nela abertas, e organizar ao proletariado para a superação desta conjuntura. Germinal, em seu Volume 6, n. 1, traz a análise e as perspectivas apontadas pelo historiador Osvaldo Coggiola, membro do Partido Obrero da Aegentina, um dos líderes do movimento docente e militante pela Refundação da IV Internacional, sobre o atual quadro de crise e mobilizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Coggiola, USP

Possui graduação em História pela Universidade de Paris VIII (1977), graduação em Economia pela Universidade de Paris VIII (1979), especialização em História pela Universidade de Paris VIII (1979), mestrado em História pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais/França (1980), doutorado em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais/França (1983) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo(USP) e professor nos cursos de jornalismo e economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Lida principalmente com as áreas de História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente em temas como ComunismoUnião Soviética e Economia Marxista. É ativo organizador, colaborador e participante de simpósios, palestras e colóquios sobre esses temas.

Downloads

Publicado

2014-08-24

Como Citar

Coggiola, O. (2014). CONJUNTURA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 257–263. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12590

Edição

Seção

Entrevista