CRÍTICA À CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE EDUCAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • André Silva Martins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leonardo Docena Pina Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12410

Palavras-chave:

Empresários, Educação, Trabalho educativo, Administração escolar.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as formulações da classe empresarial sobre administração escolar e trabalho educativo na educação básica. A análise, fundamentada na pedagogia histórico-crítica, a partir de pesquisa documental, evidencia que o projeto pedagógico da classe empresarial subordina trabalho educativo e administração escolar a preceitos que visam controlar/restringir a escola pública como instituição responsável por assegurar o acesso às formas mais desenvolvidas do saber sistematizado. Diante da necessidade de articular a escola aos interesses dos trabalhadores, defende a permanente análise das formulações que se opõem ao desenvolvimento da perspectiva contra hegemônica de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Silva Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integra o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF e coordena o Coletivo de Estudos sobre Política Educacional.

Leonardo Docena Pina, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista CAPES. Integra o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da UFJF.

Downloads

Publicado

2014-11-07

Como Citar

Martins, A. S., & Pina, L. D. (2014). CRÍTICA À CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE EDUCAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 100–109. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12410