CRÍTICA À CONCEPÇÃO EMPRESARIAL DE EDUCAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12410Palavras-chave:
Empresários, Educação, Trabalho educativo, Administração escolar.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as formulações da classe empresarial sobre administração escolar e trabalho educativo na educação básica. A análise, fundamentada na pedagogia histórico-crítica, a partir de pesquisa documental, evidencia que o projeto pedagógico da classe empresarial subordina trabalho educativo e administração escolar a preceitos que visam controlar/restringir a escola pública como instituição responsável por assegurar o acesso às formas mais desenvolvidas do saber sistematizado. Diante da necessidade de articular a escola aos interesses dos trabalhadores, defende a permanente análise das formulações que se opõem ao desenvolvimento da perspectiva contra hegemônica de educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).