O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Cláudio Félix dos Santos Unversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Adalgiza Gonçalves Gobbi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Carolina Galvão Marsiglia Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12399

Palavras-chave:

Conhecimento erudito, Saber popular, Trabalho educativo.

Resumo

Analisar e problematizar a relação entre o conhecimento erudito e o saber popular como desafios para o desenvolvimento do trabalho educativo histórico-crítico apresenta-se como objetivo deste artigo. Tomando como ponto de partida um breve resumo da trajetória dos compositores Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, fizemos um percurso teórico explorando a formulação da pedagogia histórico-crítica acerca da necessidade de produzir as maneiras dos explorados terem acesso ao saber sistematizado de modo que expressem de forma elaborada os seus interesses.

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Biografia do Autor

Cláudio Félix dos Santos, Unversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Adalgiza Gonçalves Gobbi, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – 2013/2014. E-mail: giza.escobar@hotmail.com

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Escolar (Unesp, Araraquara), professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Publicado

2014-11-04

Como Citar

Santos, C. F. dos, Gobbi, A. G., & Marsiglia, A. C. G. (2014). O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 68–77. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12399