CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá
  • Hilusca Alves Leite Universidade Estadual de São Paulo
  • Paulo Sérgio Pereira Ricci Faculdade União de Campo Mourão UNICAMPO
  • Maria Aparecida Santiago da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Jéssica Elise Echs Lucena Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12285

Palavras-chave:

Marxismo, Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Formação de Conceitos, Recurso Cinematográfico.

Resumo

O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e  os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Infantil. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural .É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski.Coordenadora do LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico Cultural) da Universidade Estadual de Maringá.

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, educação, teoria histórico-cultural, literatura infantil, arte e intervenções pedagógicas.

Hilusca Alves Leite, Universidade Estadual de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em Psicologia pela mesma universidade (2010) na linha de pesquisa "Constituição Psicossocial da Subjetividade e do Conhecimento". Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos temas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia da Aprendizagem.

Paulo Sérgio Pereira Ricci, Faculdade União de Campo Mourão UNICAMPO

É graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, com Láurea Acadêmica. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá; e participante do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural: Ciência, Arte e Educação (LAPSIHC), da mesma universidade. Também é professor do curso de Psicologia da Faculdade União de Campo Mourão (Unicampo) e coordenador da Uniclínica - Unidade de Serviço Escola de Psicologia da Unicampo. Atua nas áreas de História e Epistemologia da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Neuropsicologia e Psicologia Clínica.

Maria Aparecida Santiago da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga (2005 - 2009) e especialista em Teoria Histórico-Cultural (2010 - 2011) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é mestranda em Psicologia (2012 - 2014) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Processos Educativos e Práticas Sociais.

Jéssica Elise Echs Lucena, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é mestranda em psicologia na Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve sua pesquisa na abordagem da Psicologia Histórico-Cultual, voltando suas pesquisas às temáticas relativas ao Desenvolvimento da Criança e à Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

Tuleski, S. C., Chaves, M., Leite, H. A., Ricci, P. S. P., Silva, M. A. S. da, & Lucena, J. E. E. (2014). CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 141–157. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12285