APONTAMENTOS SOBRE A SITUAÇÃO NACIONAL E A LUTA PELA CONSTITUINTE

Autores

  • José Eudes Baima Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Paulo José Riela Tranzilo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.11820

Palavras-chave:

Situação política brasileira, Crise de Regime Político, Constituinte

Resumo

Resumo

O artigo visa a analisar a situação política brasileira, caracterizada como um contexto de crise do regime político, bem como discutir as saídas colocadas para a mesma do ponto de vista da classe trabalhadora e dos oprimidos em geral, colocando um foco enfático na campanha em curso, no momento em que se publica a presente contribuição, por um Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana para a Reforma do Sistema Político.

PALAVRAS-CHAVE: Situação política brasileira, Crise de regime político, Constituinte.

 

            Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar la situación política de Brasil, que se caracteriza como un contexto de crisis del régimen político, y discutir las salidas presentadas para la misma desde el punto de vista de la clase obrera y de los oprimidos en general, prestando especial atención a la campaña en curso, en el momento en que publicamos este aporte, por el Referéndum Popular para la Constituyente Soberana Exclusiva para la Reforma del Sistema Político.

PALABRAS CLAVE: Situación política brasileña, Crisis de régimen político, Constituyente.

 

            Abstract

The article aims to analyze the Brazilian political situation, characterized as a context of a political regime crisis, and discuss the outputs placed for this situation from the working class and the oppressed people, in general, point of view, putting an emphatic focus on the ongoing campaign, at the moment we publish this contribution, for a Popular Referendum about a Sovereign and Exclusive Constituent Assembly for a Reform of the Political System.

KEYWORDS: Brazilian Political Situation, Crisis of political regime, Constituent Assembly.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eudes Baima Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e doutor em Educação Brasileira, membro do Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS, professor do Curso de Pedagogia e do Mestrado Acadêmica em Educação e Ensino - MAIE, da FAFIDAM-FECLESC/UECE.

Paulo José Riela Tranzilo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Auxiliar do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana BA e doutorando em Educação PPGE/FACED/UFBA.

Downloads

Publicado

2014-08-24

Como Citar

Baima Bezerra, J. E., & Riela Tranzilo, P. J. (2014). APONTAMENTOS SOBRE A SITUAÇÃO NACIONAL E A LUTA PELA CONSTITUINTE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 37–47. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.11820

Edição

Seção

Debate