A EDUCAÇÃO DA “MISÉRIA”: PARTICULARIDADE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Lalo Watanabe Minto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.11484

Palavras-chave:

Educação superior, particularidade capitalista, revolução burguesa, história da educação, reformas educacionais

Resumo

Este estudo examina a relação entre as transformações da educação superior e o desenvolvimento capitalista no Brasil. Com base no referencial teórico marxista e na análise histórica, argumenta-se que, nas condições da particularidade brasileira, formas autônomas de educação superior não se tornaram imprescindíveis aos interesses de classe dominantes. A revolução burguesa se desenvolveu conforme padrões conservadores, não reproduzindo as formas clássicas e, neste sentido, dando origem a um tipo de educação superior também conservador, pouco abrangente, e com funções distintas de outras experiências históricas. Na primeira parte do estudo (capítulos 1 e 2), examina-se esse processo de desenvolvimento sob condições particulares, articulando o caso brasileiro ao desenvolvimento global do modo de produção capitalista. Na segunda parte (capítulos 3, 4 e 5), observam-se as determinações desta particularidade no campo educacional, em especial da educação superior. Esta análise foca o período que vai das reformas do ensino superior da Ditadura aos dias atuais, quadrante histórico que demarca o encerramento da revolução burguesa de extração colonial. Com este, a educação superior tende a se (re)ajustar definitivamente aos padrões da dominação imperialista e da subordinação ao grande capital.

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Biografia do Autor

Lalo Watanabe Minto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília)

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

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Publicado

2014-08-02

Como Citar

Minto, L. W. (2014). A EDUCAÇÃO DA “MISÉRIA”: PARTICULARIDADE CAPITALISTA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 278. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.11484

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos