PARA UM ESTUDO MARXISTA DA ESCOLA COMO FORMA SOCIAL

Autores

  • Carolina de Roig Catini FE-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.10081

Palavras-chave:

escola, capitalismo, forma social, classes sociais

Resumo

O artigo apresenta uma ideia de investigação marxista sobre a escola como forma social, fundamentada nos conceitos de fetichismo e reificação. Parte da contraposição entre uma situação escolar concreta e particular; e suas definições universais e formais para refletir e propor um modo de conhecer as atuais configurações da relação entre educação e sociedade.


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Biografia do Autor

Carolina de Roig Catini, FE-UNICAMP

Doutora (2013) na área de Educação, Estado e Sociedade, mestre em Sociologia da Educação (2008) e graduada em pedagogia (2004), todos realizados na Faculdade de Educação da USP. Tenho experiência em educação formal e não formal, formação de educadores e na pesquisa educacional, com ênfase nos estudos do marxismo e educação. Atualmente sou professora do Departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2014-07-12

Como Citar

Catini, C. de R. (2014). PARA UM ESTUDO MARXISTA DA ESCOLA COMO FORMA SOCIAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 205–213. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.10081

Edição

Seção

Artigos