ENSINO POLITÉCNICO: UMA LEITURA SOBRE TECNOLOGIA

Autores

  • Raquel Folmer Corrêa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.10080

Palavras-chave:

Ensino Politécnico, Tecnologia, Educação

Resumo

O artigo busca compreender os modos pelos quais a tecnologia é entendida na proposta de ensino médio politécnico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A investigação faz parte dos debates que problematizam a tecnologia em contextos educacionais. O suporte teórico e metodológico é derivado de leituras sobre a perspectiva marxista da educação, a educação CTS e a análise de discurso francesa. Foi verificado que a tecnologia é compreendida de modo generalizado na proposta politécnica examinada. A leitura realizada permitiu uma reflexão acerca das possibilidades e limites dessa proposta tendo em vista uma formação humana crítica, integral e permanente no contexto brasileiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Folmer Corrêa, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), sob orientação do Prof. Dr. Irlan von Linsingen, na linha de pesquisa “Implicações sociais da ciência e da tecnologia na educação”. Bolsista CAPES. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS). Especialista em Ensino da Sociologia para professores do Ensino Médio (UFRGS). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFRGS).

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Corrêa, R. F. (2014). ENSINO POLITÉCNICO: UMA LEITURA SOBRE TECNOLOGIA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(1), 195–204. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.10080

Edição

Seção

Artigos