Abertura de submissões de artigos para o dossiê “ Psicologia, Educação e Marxismo"
A revista Germinal: marxismo e educação em debate comunica a abertura de submissões de artigos para o dossiê "Psicologia, Educação e Marxismo" que será publicado no vol.15, n.1, abril de 2023. O prazo para submissão é até o dia 30 de janeiro de 2023.
Abaixo disponibilizamos a ementa do referido dossiê:
Dentre os desafios para a construção de uma sociedade essencialmente humana estão as contribuições da ciência psicológica em suas diversas áreas de atuação. A construção de uma psicologia concreta ainda é tarefa deste tempo histórico, pois não superamos a sociedade de classes e os processos de alienação que dificultam a captura dos fenômenos psicológicos em sua totalidade. Disto resulta uma contradição central da psicologia que é sua multiplicidade de correntes, levando a identificação de diferentes objetos na busca por explicar o psiquismo humano e, consequentemente, as especificidades do processo educativo (formal e informal) na constituição dos indivíduos. Nesta direção, interessa-nos neste dossiê o debate sobre as múltiplas possibilidades de construção da unidade marxismo-psicologia numa perspectiva anticapitalista embasada no materialismo histórico e dialético, portanto, uma psicologia revolucionária. Considerando o exposto, o dossiê pode contemplar os seguintes temas: o processo de desenvolvimento do psiquismo imerso em relações sociais capitalistas; o esvaziamento dos processos educativos na sociedade capitalista e suas consequências para o adoecimento dos sujeitos; fundamentos epistemológicos das diversas psicologias e suas consequências para a práxis revolucionária; a inserção da psicologia em movimentos sociais e políticos emancipatórios; discussões sobre os múltiplos processos de (des)humanização na sociedade capitalista e possibilidades de enfrentamento não adaptacionista; correntes pedagógicas contra-hegemônicas e suas articulações com a formação da subjetividade; A formação de subjetividades revolucionárias nos diversos níveis educacionais e áreas de atuação (educação física, ciências, matemática, etc.); Escolas rurais e suas especificidades na formação de sujeitos revolucionários; Processos de inclusão em uma sociedade excludente.