PRÁTICAS DE PERFORMATIVAS E O CONFLITO DA MEMÓRIA NA COLÔMBIA
construindo um arquivo digital “decolonial” e justiça epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58160Resumo
Este artigo examina Corpografías, um arquivo digital que documenta as práticas artísticas das comunidades afrodescendentes e indígenas da Colômbia e seu papel na memória, paz e reconciliação no Pacífico colombiano. Ele combina dança, teatro e estudos de performance com ciências sociais e humanidades digitais, colocando as comunidades afrodescendentes e indígenas no centro do desenvolvimento do arquivo. O projeto desafia a marginalização dessas comunidades, destacando sua agência e dignidade, e abordando a interconexão entre conflito, justiça, paz e reconciliação na Colômbia. Corpografías enfatiza
a importância da arte e da cultura em contextos de conflito, contribuindo para discussões sobre justiça cognitiva. Além disso, ele proporciona espaços seguros para encontros comunitários e solidariedade, fomentando a união e a expressão coletiva. O projeto explora os processos que contribuem para a arte e a cultura, ao mesmo tempo que aborda as reivindicações estruturais das comunidades em relação a território, identidade, recursos e tradições. Em última análise, Corpografías amplifica as vozes e o conhecimento das comunidades afrodescendentes e indígenas, desafiando narrativas dominantes e apoiando a resiliência e a produção artística dessas comunidades.
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