Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Todos os textos deverão seguir as DIRETRIZES DE SUBMISSÃO DA REVISTA DANÇA VOL 9 – N12
- Os textos devem ser inéditos para publicação, redigido levando-se em conta as normas para publicação de acordo com a ABNT (NBR 6022; NBR 6023), submetidos preferencialmente sem identificação de autoria.
- Deverá ser informado, preferencialmente no texto submetido, qual a seção da Revista a que se refere à submussão e, também, indicar esta seção no momento da submissão no site.
- Organização do texto: TÍTULO (centralizado, em caixa alta e negrito, seguido de dois pontos, caso haja subtítulo, em caixa baixa e negrito); NOME DO AUTOR, (alinhado à direita), seguido de asteriscos para inserção de nota de rodapé e para inserção de filiação Institucional, breves dados do currículo e e-mail (máximo de 3 linhas, em português); RESUMO (com máximo de 200 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras), escritos no idioma do artigo (português). Em seguida a inserção da versão em Língua Inglesa do título, resumo e palavras-chave. No caso de resenhas, estas deverão incluir o título em inglês abaixo do título em português e, após o texto, a ficha técnica (referência do livro resenhado e outras referências citadas no texto, casa houver);
- Para a publicação de tradução é obrigatório no ato do envio da proposta, o encaminhamento de um documento, devidamente assinado, com a autorização do autor do texto e da editora, caso seja necessário, permitindo a publicação do seu texto em versão na Língua Portuguesa;
-
Os conceitos emitidos em textos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
- Todos os textos serão submetidos ao sistema peer review (revisão por pares, duplo-cega). Os textos que não atenderem às normas acima descritas, não serão submetidos à seleção.
Artigos
Os artigos devem ser inéditos, redigidos levando-se em conta as normas para publicação de acordo com a ABNT e as da Revista Dança, as quais estão especificadas no item Normas. Esta seção recebe artigos com temas variados, pertinentes ao campo da Dança e/ou em suas relações articulações com outras áreas. A submissão é em fluxo contínuo, com avaliação por pares (duplo-cego).
Idioma aceito: português
Resenha
Espaço dedicado a difusão de resultados de importantes eventos nacionais e internacionais bem como a divulgação de livros lançados no período máximo de dois anos anteriores à edição. As resenhas são submetidas à revisão por pares e devem atentar as normas da Revista.
Idioma aceito: Português
Tradução
Dossiê temático - Edição 09 (2021): As Escritas da Dança e as Críticas de Dança
As Escritas da Dança e as Críticas de Dança: entre o escrever, o dançar e o criticar
O próximo número da Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança pauta-se no dossiê intitulado "As Escritas da Dança e as Críticas de Dança: entre o escrever, o dançar e o criticar", com o intuito de instigar pesquisadoras e pesquisadores a refletirem e problematizarem a dança e a crítica em suas escrituras, tanto as escritas sobre as experiências de dança como as escritas especializadas sobre as configurações artísticas de dança. Consideramos ainda o debate sobre novas possibilidades e configurações da crítica de dança, relacionadas com as escritas críticas e as escritas de processo, concomitantes às constantes transformações do jornalismo cultural em tempos de convergência comunicacional. Nesse sentido, essa convocatória demarca um espaço direcionado à artigos, e também para resenhas e traduções, que discutam o papel das escritas e das escrituras na constituição do campo da Dança, compreendendo os agentes que constituem o fazer da escrita e da crítica em dança - os artistas e os críticos, sendo eles ou elas. Trata-se de uma chamada que busca dar visibilidade às relações entre a dança (o dançar) e a crítica (o criticar) com a escrita (o escrever), como também identificar as presenças, ausências e emergências nas experiências artísticas e comunicacionais de escrever criticamente com a dança e com a crítica. De outro modo, esta convocatória almeja dinamizar o debate em torno das escritas de dança, das escritas da crítica e das críticas de dança em ambientes artísticos e comunicacionais em termos político-performativos. Artigos correlacionados à temática desse dossiê serão acolhidos, com seleção à critério dos editores, como também a composição da seção especial de resenhas e traduções. Nesse sentido, a submissão para esta chamada pode ser direcionada e/ou transversalizada aos campos temáticos abaixo:
1- Escritas, danças e críticas na relação processo/produto/contextualização;
2- O discurso interseccional na produção crítica de/em dança;
3- Acompanhamentos críticos de processos de criação em Dança;
4- As escritas de dança no mundo indexado das mídias digitais e redes sociais;
5- O fazer-dizer da crítica de dança com a dança contemporânea;
6- A escrita jornalística: coimplicações entre dança e crítica;
7- A crise da crítica jornalística a partir de experiências e fatos de dança;
8- Corpo que dança e corpo que escreve: embates críticos, performativos e coevolutivos;
9- Dança como área de conhecimento na crítica especializada
10- As epistemologias da Crítica de Dança
Dossiê Temático Edição 10 - Dança e Improvisação
Chamada / Dossiê Temático
DANÇA E IMPROVISAÇÃO: corpos improvisacionais, danças improvisadas e improvisações dançadas
Coordenação editorial do dossiê temático:
Prof. Dr. Joubert de Albuquerque Arrais (UFCA/UFBA)
Editoras Convidadas
Profª. Drª. Lenira Peral Rengel (UFBA)
Profª. Drª. Daniela Guimarães (UFBA)
Previsão de publicação do dossiê:
Dezembro/2022
A intenção da chamada para a edição número 10 da Revista Dança é promover a Improvisação em Dança como dispositivo relacional de saberes-dizeres-fazeres outros com a temática Corpos Improvisacionais, Danças Improvisadas e Improvisações Dançadas.
Assim, esta chamada busca estimular diálogos, aproximações e tensões da Improvisação e(m) Dança com suas relações in/inter/trans/disciplinares. Objetiva a discussão sobre a Improvisação como campo e ação de pesquisa em Dança na Universidade e na Sociedade da qual a Universidade faz parte. E assim, possibilita fomentar as abordagens de processos e configurações nas perspectivas artísticas, estéticas, políticas, sociais e/ou educacionais, dentre outros aspectos e parâmetros que se mostrarem relevantes.
Nesse sentido, a Revista Dança aceita submissões de artigos, resenhas críticas, traduções e relatos de experiência (de caráter crítico e propositivo), trabalhando com fluxo contínuo (submissão a qualquer tempo) para textos relacionados a outros assuntos distintos da temática do referido dossiê. Esperamos receber colaborações de textos autorais e inéditos de pesquisadores/as, artistas-pesquisadores/as, docentes-professores/as, mestres/as, doutores/as. No momento da submissão, identificar no texto "Dossiê Edição 10".
Para submissão de artigos de pessoas pesquisadoras mestras/mestrandas e doutorandas, é exigida coautoria de pessoa doutora (com ou sem vínculo de orientação), a serem avaliados às cegas. Enfatizamos que, para resenhas críticas (livros e eventos) e traduções, tal exigência de coautoria não se aplica para pessoas pesquisadoras mestras e doutoras. Prevemos, também, a publicação de textos de pessoas autoras convidadas. Mais informações na seção Submissões.
Sugerimos que os textos submetidos relacionem-se com os temas abaixo (caráter não obrigatório) como estratégia sensível de potencialização para a criação textual, considerando-as como desdobramentos ou possíveis conexões com a temática desta chamada:
-
A dança na cena improvisada e a cena dançada na improvisação
-
Corpos, danças e escritas improvisacionais como ações artísticas coimplicadas
-
A coreografia e o coreográfico no corpo improvisacional da dança contemporânea
-
A improvisação compositiva em dança e as tecnologias da imagem
-
Corpos afrodiaspóricos e/ou transculturais na dança com improvisação
-
A improvisação em dança e as dramaturgias do corpo interseccional
-
As docências e as discências para corpos e danças improvisacionais
-
Gênero e sexualidades do/no dançar improvisacional
-
Dança improvisada e ação cognitiva do corpo
-
Corpos (cosmo)políticos na improvisação de dança
Diretrizes Revista Dança - Vol 9 N12
REVISTA DANÇA VOL 9 – N12
As editoras da REVISTA DANÇA VOL 9 – N12 são Daniela Bemfica Guimarães (UFBA/ PPGDança), Lenira Peral Rengel (UFBA/PPGDança), Maria de Lurdes Barros (UFRN/PPGDança).
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO
1.Submissões para pessoas:
Mestrandas com orientadoras;
Mestres só com Doutoras;
Doutorandas;
Doutoras;
- A submissão de textos deve ser efetuada exclusivamente via sistema eletrônico https://periodicos.ufba.br/index.php/revistadanca/announcement/view/765 no qual as pessoas autoras devem ter efetuado cadastro prévio, inclusive coautoras;
- O volume foi pensado com quatro Sessões, a saber:
I Angularidades: Esta sessão traz Artigos Científicos que abarcam o dossiê temático do Periódico, tecida por variados ângulos; a saber "Dança, audiovisual e criação contemporânea: interfaces, atualizações e experimentações". A proposição do tema do dossiê é de Joubert de Albuquerque Arrais (UFCA/PPGDança). Nesta sessão, são sugeridos tópicos como proposições ou provocações para possíveis diálogos com a temática do referido dossiê:
- Interação Dança/ Cinema/ Vídeo em atualização crítica;
- Videodançares negros e as encruzilhadas tecnológicas;
- Performances de dança no cinema documentário;
- Dança expandida e acessibilidade audiovisual;
- Imagens de dança enquanto performances dançadas;
- Danças audiovisuais e suas críticas de dança;
- Escrituras da dança no corpo-imagem hiperconectado;
- Processos imagéticos de dança em distopias e dissidências;
- Escritas performativas com o dançar audiovisual;
- Interseccionalidades na criação entre dança e audiovisual.
- Dança no contexto audiovisual pandêmico;
- Audiovisualidades em dança e culturas populares.
Esta Sessão I pode ser composta por textos de pessoas que insiram seus textos para submissão;
As demais sessões abaixo podem ou não dialogar com o dossiê temático do periódico:
II Espiralidades: Esta sessão traz Ensaios. Sessão II pode ser composta por textos de pessoas convidadas;
III Transversalidades: Esta sessão é composta por: a) Diários de Dança (são textos que abarcam processos criativos, diários de processos, etc.); b) Conferências (transcritas pela própria pessoa ou com documento de autorização assinado para quem vai fazer a transcrição, a ser anexado no ato da submissão); c) Tradução (com documento de autorização assinado, pela pessoa autora e/ou a editora permitindo a tradução, a ser anexado no ato da submissão); d) Voos (homenagens, biografias, relatos sobre pessoas da Dança do presente e do passado); e) Resenhas; f) Entrevistas. A sessão III pode ser composta por textos de pessoas convidadas e pessoas que insiram seus textos para submissão;
A quarta sessão poderá trazer assuntos de Dança que não estão no dossiê temático do periódico:
IV Multidimensionalidades: Esta sessão traz Artigos Científicos com temáticas distintas deste Periódico. A Sessão IV é pode ser composta por textos de pessoas que insiram seus textos para submissão;
- Os textos devem ser inéditos para publicação, redigidos levando-se em conta as normas para publicação de acordo com a ABNT (https://abnt.org.br/ - ABNT NBR 10520:2023, ISBN: 978-85-07-09733-4, segunda edição 19.07.2023)
- Sobre uso imagens ou fotos: Seguir as normas ABNT;
- Nenhuma forma de identificação autoral deve estar presente no documento, sendo solicitado ao autor que retire inclusive informações que o software porventura registre automaticamente;
- Sobre a formatação específica dos trabalhos em modalidade Artigo Científico Sessão I Angularidades e Sessão IV Multidimensionalidades: devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol;
- O Título e subtítulo (se houver) do trabalho devem ser feitos nos três idiomas referidos no item 7;
- O Resumo deve ser feito nos três idiomas referidos no item 7;
- O Resumo deve ter de 100 a 200 palavras e Palavras-chave (3 a 4, separadas por ponto e vírgula e em letra maiúscula). Estes mesmos quesitos devem estar nos outros idiomas;
- Quantidade de páginas: mínimo 14 e máximo 24 páginas (com todas as partes constituintes);
- Os textos devem estar formatados em arquivo do software Word e deverão ser digitados com fonte Arial, corpo 12, com espaçamento 1,5 cm:
- a) sistema de citação recomendado: autor-data (NBR 10520/2002); citações literais: além da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(a) de onde foram retiradas;
- b) As citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e com recuo a quatro centímetros da margem esquerda;
- c) Margens justificadas com parágrafos a 3 cm das margens esquerda e direita (padrão Office 2003 Default);
- d) Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;
- e) Itálico usado para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;
- f) Sublinhado usado apenas para URL (vídeos, sites, etc);
- g) Fotos e figuras, como já instruído anteriormente no que concerne às regras da ABNT (indicação de como obter acesso no item 4) devem ser identificadas com algarismos arábicos e apresentadas no corpo do manuscrito, com resolução mínima de 300 dpi. Por questões de diagramação, expressões como “a foto acima/abaixo” não devem ser utilizadas. As tabelas devem ser editadas em preto e branco, com traços simples e de espessura 0,5 ponto (padrão Word).
- h) As notas de rodapé devem ser apresentadas no fim de cada página e numeradas. Essas notas devem ser usadas preferentemente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, entre outros.
- i) As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT;
- j) As referências no corpo do texto devem usar o sistema pessoa autora/data da seguinte forma: (Sobrenome da pessoa autora, ano) para citações indiretas e o sistema pessoa autora/data/página (Sobrenome da pessoa autora, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Santos, 2024) ou (Soares, 2010, p. 40). Diferentes títulos da mesma pessoa autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Martins, 2023a, p. 32);
- k) Ao final do texto, as referências completas das obras citadas devem ser informadas após a palavra REFERÊNCIAS escrita em caixa alta e seguida de espaçamento duplo. As obras que necessitaram de uso de letra para diferenciação devem ser identificadas conforme o item (j).
- Resenhas: mínimo 3 e máximo 5 páginas; Traduções: mínimo 10 e máximo 20 páginas, Diário de Dança, Conferência, Voos, Entrevistas, Ensaios (mínimo de 5 e máximo de 15 páginas)
- Exemplos:
Livros:
- Livro com 01 autor: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
KATZ, Helena. Um Dois, Três: a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.
- Livro com até 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
SEMOG, Ële; NASCIMENTO, Abdias. Abdias Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de janeiro: Pallas, 200
Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.
PAIXAO, Maria de Lurdes Barros da; SANTOS, Maria Consuelo Oliveira. Entrelaçamentos entre filme - videodocumentário-dança-teatro: um diálogo entre a obra de Pina Bausch e a de Wim Wenders. In; MARTINS, Ernani Rosa (org). Comunicação e Inovação: impactos, experiências e contribuições em pesquisa. São Paulo: Editora Científica Digital, 2023. p. 45-71. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/entrelacamentos-entre-filme-video-documentario-danca-teatro-um-dialogo-entre-a-obra-de-pina-bausche-a-de-wim-wenders. Acesso em 10 de abril de 2024.
Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.
Guimarães, Daniela. Algumas afinidades entre o vídeo e a improvisação cênica. Ivani Santana, org. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa das Artes em dança. Digital, 2 (1): [p. 74 a 97]. Salvador, Junho. 2015.
Teses e dissertações:
BARROSO, H. C. Dança Joaquim com Zabé, Luiz com Iaiá, dança Janjão com Raqué e eu com Sinhá: a espetacularização da festa e o caráter performativo do gênero nos festejos juninos. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/42336/1/2019_tese_hcbarroso.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.
SANTANA, Thiago da Silva. Ações corporais Labanianas traçando diferenças/semelhanças dos corpos múltiplos na dança. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Dança) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Salvador, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32121 . Acesso em: 16 de abril de 2023.
Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: www.xyz.com.br. Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.
- Pessoas autoras estrangeiras: o texto será mantido na língua original da pessoa serão respeitadas as normas de referenciação do país de origem.
- Os conceitos emitidos em textos assinados são de responsabilidade exclusiva das pessoas autoras.
- Casos omissos serão deliberados pela Equipe Editorial.
- Todos os textos serão submetidos ao sistema revisão por pares;
- Os textos que não atenderem às normas descritas, não serão submetidos à seleção;
Declaração de Direito Autoral
A partir da submissão em cada uma das sessões descritas nas Diretrizes de Submissão, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.