EM BUSCA DA ESCRITA COM DANÇA: ALGUMAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE PESQUISA COM PRÁTICA ARTÍSTICA

Autores

  • Ciane Fernandes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i2.9752

Palavras-chave:

Pesquisa, Prática, Dança, Somática, Performance

Resumo

O texto apresenta e discute comparativamente algumas modalidades de pesquisa relacionadas à prática e, mais especificamente, prática artística e da dança, que vêm sendo desenvolvidas neste milênio, como opções reconhecidas no âmbito acadêmico internacional. A pergunta de André Lepecki “Como escrever com dança (ao invés de simplesmente sobre dança)?” (2004, p. 133) abre espaço para articular propostas atuais que transformam dança em sujeito de sua própria investigação, ao invés de objeto a ser analisado e controlado por métodos a priori. Assim, a separação e relação de poder entre a natureza fugaz e sinestésica da dança e as restrições da escrita acadêmica, são permeadas e transformadas através de abordagens em movimento, coerentes com a dança enquanto criação de Sabedoria Somática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes, UFBA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA desde sua fundação, e da Escola de Teatro da UFBA; pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq; Ph.D. em Artes e Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Pós-Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada. Diretora e fundadora (1998) do Coletivo A-FETO, que desde de 2010 está associado à atividade Laboratório de Performance do PPGAC/UFBA, com o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa, que inclui ecoperformances em Lençóis BA, parte do convênio da UFBA com a Prefeitura Municipal de Lençóis.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

Fernandes, C. (2014). EM BUSCA DA ESCRITA COM DANÇA: ALGUMAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE PESQUISA COM PRÁTICA ARTÍSTICA. Dança: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2), 18–36. https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i2.9752

Edição

Seção

Artigos