DANÇA: relações entre política e poder

Autores

  • Arthur Marques Almeida Neto (Universidade Federal da Paraíba) Universidade Federal da Paraíba/ Professor Pontifícia Universidade de São Paulo/ Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i2.14570

Palavras-chave:

dança, política, poder, identidade, ideologia

Resumo

A relação entre dança, política e poder é considerada como parte da própria história da dança. A sua evolução como arte cênica promove exemplos variados de como ela esteve - e está - conectada com aspectos políticos e de (re)afirmação de poder, seja qual for o sistema de governo. O argumento revisa alguns exemplos que explicitam esse relacionamento. Além disso, considera a necessidade de se produzir dança tendo em vista as possibilidades que esta arte proporciona, enfocando a interpelação de sujeitos que constrói relações com processos identificatórios. Nesse viés, a dança exerce poder quando usada como instrumento político, estando devidamente conectada a cultura de um grupo cultural ou Estado. Assume-se o fazer da dança como a materialização de um projeto ideológico e reflete-se sobre as consequências, razões e propósitos do seu uso como um sistema que aciona sentidos de identificação.

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Biografia do Autor

Arthur Marques Almeida Neto (Universidade Federal da Paraíba), Universidade Federal da Paraíba/ Professor Pontifícia Universidade de São Paulo/ Doutorando

Professor do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.

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Publicado

2017-01-23

Como Citar

Almeida Neto (Universidade Federal da Paraíba), A. M. (2017). DANÇA: relações entre política e poder. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 4(7). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i2.14570

Edição

Seção

Artigos