DISPOSITIVOS DE PODER E CONTROLE NO DESLOCAMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS DE DANÇA PARA O ENSINO REMOTO NO ENSINO FORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58157

Resumo

O artigo é uma reflexão sobre os dispositivos de poder nas relações de ensino aprendizagem em dança a partir do deslocamento das aulas presenciais para as aulas remotas, no contexto da pandemia da SARS-CoV-2 (covid-19), em 2020 e 2021, e as possíveis implicações no corpo de estudantes do ensino formal. A fundamentação teórica apresenta alguns conceitos sobre dispositivos de poder (FOUCAULT, 2003; 2014) e sujeição dos corpos em articulação com a teoria Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005) e as relações entre tecnologia e cognição para compreender uma possível diminuição da movimentação das/dos estudantes no período pandêmico. A observação das possíveis transformações deu-se através da análise dos resultados obtidos da aplicação de questionário a professores da rede privada de ensino de turmas do 6º aos 9º anos, do ensino fundamental II, da rede privada do Paraná.

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Biografia do Autor

Larissa Lorena de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Mestra em Artes (PPGARTESUNESPAR/2021); licenciada em arte (UNICENTRO/2018); atua como professora da rede privada e residente em Gestão Cultural (RESTECUNESPAR) na SETI- PR.

Elke Siedler, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP); Professora colaboradora do Bacharelado em Dança/UNESPAR.

Marila Annibelli Vellozo, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Artes Cênicas (UFBA/2011); Professora Associada do PPGARTES e Líder do Grupo de Pesquisa em Dança/UNESPAR. Autora do Livro A dança na política nacional das artes (2022).

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Oliveira, L. L. de ., Siedler, E. ., & Vellozo, M. A. . (2023). DISPOSITIVOS DE PODER E CONTROLE NO DESLOCAMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS DE DANÇA PARA O ENSINO REMOTO NO ENSINO FORMAL. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 8(11), 81–91. https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58157