DISPOSITIVOS DE PODER E CONTROLE NO DESLOCAMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS DE DANÇA PARA O ENSINO REMOTO NO ENSINO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58157Abstract
O artigo é uma reflexão sobre os dispositivos de poder nas relações de ensino aprendizagem em dança a partir do deslocamento das aulas presenciais para as aulas remotas, no contexto da pandemia da SARS-CoV-2 (covid-19), em 2020 e 2021, e as possíveis implicações no corpo de estudantes do ensino formal. A fundamentação teórica apresenta alguns conceitos sobre dispositivos de poder (FOUCAULT, 2003; 2014) e sujeição dos corpos em articulação com a teoria Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005) e as relações entre tecnologia e cognição para compreender uma possível diminuição da movimentação das/dos estudantes no período pandêmico. A observação das possíveis transformações deu-se através da análise dos resultados obtidos da aplicação de questionário a professores da rede privada de ensino de turmas do 6º aos 9º anos, do ensino fundamental II, da rede privada do Paraná.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A partir da submissão do artigo, resenha, pensata ou ensaio, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.