A IMPROVISAÇÃO DESDE AS CORPOREIDADES AFRODIASPORICAS QUE JOGAM, DANÇAM E LUTAM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v7i10.48110

Resumen

Este artigo tem como propósito apresentar e discutir a improvisação nos jogos afrodiaspóricos que se desenvolveram como defesa pessoal e ou como práticas performativas desde o final do século XIX. Após apresentação e delimitação do campo investigado a partir dos Estudos da Performance (SCHECHNER, 2006)  e de literatura específica sobre os jogos experienciados no e pelo corpo, apresento reflexões sobre modos improvisacionais nos jogos da Capoeira no Brasil e na Arte de Esgrima de Machete y Bordón na Colômbia, a partir de uma “motriz cultural” (LIGIÉRO, 2019) investigada nestes dois jogos: a malícia. A análise privilegia os estados de jogo (SCHECHNER, 2006), dando a ver como estes estados constroem as corporeidades tecidas diretamente na relação com os territórios afrodiaspóricos que estão inseridos. Mediante a expressiva interface entre a Dança Cênica ocidental e Marcialidade oriental que marcaram a história da Dança, a pergunta que conduz a escrita deste artigo é: O que o campo da improvisação em dança pode aprender com as corporeidades afrodiaspóricas e suas performances culturais?

Palavras-Chave: Jogo, Improvisação, Afrodiásporico, Malícia, Corporeidade.

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Biografía del autor/a

Gabriela Santos Cavalcante Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco, atuante no curso de licenciatura em dança, possui mestrado em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciatura e bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Encontra-se em doutoramento no Programa de Artes Cênicas da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio), com bolsa sanduiche (estágio doutoral) na Faculdade de Artes da Universidad Distrital José Francisco de Caldas. Tem experiência na área de Dança-Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, dança, criação, improvisação. Sua atuação como artista-docente e pesquisadora está centrada nos fazeres artísticos e pedagógicos desde os jogos, danças. lutas da afrodiáspora.

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Santana, G. S. C. (2022). A IMPROVISAÇÃO DESDE AS CORPOREIDADES AFRODIASPORICAS QUE JOGAM, DANÇAM E LUTAM. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 7(10), 13–26. https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v7i10.48110