A PALAVRA TEM UM CORPO

Autores/as

  • Ivana Menna Barreto

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v6i1.47563

Resumen

Este artigo, por meio de um escopo teórico que discute sobretudo as relações entre discurso e interdição (FOUCAULT, 1996) e atos de fala (AUSTIN, 1990) e performatividade, (BUTLER, 2015) trata de um pensamento crítico que se situa nas fronteiras da experiência entre corpo e palavra. A discussão aponta para uma diminuição das distâncias entre quem critica e quem atua a partir de uma crítica que se formula na própria criação artística, nas propostas que se impõem nas fronteiras entre instalação, coreografia e performance, em dissertações e teses ou em falas em plataformas digitais. Entende-se, assim, que a crítica aposta na quebra do seu formato e no questionamento dos seus protocolos para assumir uma experiência estética e política tanto da escrita quanto da fala.

Palavras-chave: Palavra; corpo; discurso; crítica.

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Biografía del autor/a

Ivana Menna Barreto

Criadora e pesquisadora em dança e performance. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Barreto, I. M. . (2021). A PALAVRA TEM UM CORPO. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 6(9), 15–27. https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v6i1.47563