DA UTOPIA DA MARIONETE À HETEROTOPIA DO PAU DA BARRACA: uma abordagem sobre a evolução da arte performance pela Filosofia do Jeito

Autores/as

  • Fernanda Carlos Borges Centro Universitário SENAC SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i1.14786

Palabras clave:

Arte da performance – disposições corporais – marionete biomecânica – utopia - heterotopia

Resumen

Este artigo trata da metáfora da marionete biomecânica sobre o corpo na performance modernista e propõe um olhar sobre sua evolução na direção da metáfora do “pau da barraca” na arte da performance contemporânea. Fundamenta-se na abordagem embodied da Filosofia do Jeito sobre autopoiética da postura, com a qual é possível entender a evolução da utopia da Arte Total modernista para a heterotopia na arte da perfomance contemporânea, na qual o artista pode “armar o barraco” ou “chutar o pau da barraca” como novas metáforas para a micropolítica na arte.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Carlos Borges, Centro Universitário SENAC SP

Doutora em Comunicação e Semiótica. Mestre em Ciências da Motricidade. Graduada em Filosofia. Pós-doutora em Artes e Pós-doutoranda em Antropologia Visual

Publicado

2016-07-18

Cómo citar

Borges, F. C. (2016). DA UTOPIA DA MARIONETE À HETEROTOPIA DO PAU DA BARRACA: uma abordagem sobre a evolução da arte performance pela Filosofia do Jeito. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 4(6). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i1.14786

Número

Sección

Artigos