DA UTOPIA DA MARIONETE À HETEROTOPIA DO PAU DA BARRACA: uma abordagem sobre a evolução da arte performance pela Filosofia do Jeito
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i1.14786Keywords:
Arte da performance – disposições corporais – marionete biomecânica – utopia - heterotopiaAbstract
Este artigo trata da metáfora da marionete biomecânica sobre o corpo na performance modernista e propõe um olhar sobre sua evolução na direção da metáfora do “pau da barraca” na arte da performance contemporânea. Fundamenta-se na abordagem embodied da Filosofia do Jeito sobre autopoiética da postura, com a qual é possível entender a evolução da utopia da Arte Total modernista para a heterotopia na arte da perfomance contemporânea, na qual o artista pode “armar o barraco” ou “chutar o pau da barraca” como novas metáforas para a micropolítica na arte.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A partir da submissão do artigo, resenha, pensata ou ensaio, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.