IMAGENS DA MÍDIA, IMAGENS DO CORPO, IMAGENS DA DANÇA: TENSÕES NA PLURALIDADE DA CENA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v3i2.13599Palabras clave:
Imagens da mídia, Imagens do corpo, Imagens da dançaResumen
A mídia, como dispositivo de poder, produz imagens de corpos que se estabilizam ao longo do tempo gerando padrões. Estes replicam informações como instruções universais. Esta estratégia de construção de modelos carrega a noção de corpo genérico: a ilusão deque os corpos podem ser idênticos. A dança não está alheia a esses mecanismos. Assim,esse artigo propõe uma reflexão crítica sobre estas questões, uma vez que apresenta proposições que se afastam do entendimento de que a imagem se encontra apenas sob os domínios dos meios de comunicação. Esta hipótese gera um confronto quando apresenta que o corpo, em sua natureza, opera por imagens, pensa por imagens e se comunica por imagens. Neste viés é que se pretende refletir sobre as produções estéticas de dança e discutir o seu papel na educação e formação na cena atual, ao propor que a dança contemporânea é, em sua natureza, transgressora e não atende a obrigatoriedade da sujeição dos corpos, pois não se encarrega da produção de iguais. A dança contemporânea exibe imagens de corpos que expõem seus propósitos sem vínculos estilísticos ou modelos como sinal de sua existência e temporalidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir da submissão do artigo, resenha, pensata ou ensaio, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.