DANÇA E INTERATIVIDADE

DANCE AND INTERACTIVITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v7i10.53157

Resumo

Traduzir uma das nossas principais referências teóricas, o professor Johannes Birringer, já seria um imenso prazer, pois se trata de um dos pioneiros autores no território da dança em interface com tecnologias digitais, desde um dos seus primeiros livros, o Media and Performance: Along the border (1998). Além disso, na função prazerosa de traduzi-lo, também temos a honra de apresentar em português o capítulo Dance and Interactivity que, mesmo datado do início do século XXI, ainda é tão atual após quase vinte anos da primeira publicação, porque nos serve como uma das principais referências teóricas na área do que intitulamos "Dança Digital". Ousaríamos dizer que se há um filósofo ou pensador contemporâneo que mais se debruçou nesse campo de investigação, este autor é Johannes Birringer, um gentil cavalheiro alemão-americano que sempre nos tratou afavelmente compartilhando seus profundos conhecimentos na área e fundador da primeira plataforma digital sobre Dança e Tecnologia, a Dance and Technology Zone (DTZ), criada nos finais dos anos 90 do século passado e que produziu inúmeros livros e artigos após esse que estamos oferecendo traduzido aqui em nossa Revista Dança. Salve, salve Birringer!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johannes Birringer, Brunel University London (BUL)

Coreógrafo e artista, pioneiro no campo das tecnologias digitais em interface com a dança, o teatro e a performance. Autor de diversas obras de reconhecida importância na área da Dança Digital. Diretor artístico da AlienNation Co (www.aliennationcompany.com), com sede em Houston (Texas/EUA). Professor de tecnologias de performance na Brunel University (Londres). Co-fundador do DAP-Lab (http://www.brunel.ac.uk/dap).

Mirella de Medeiros Misi, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunto 2 da Escola da Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Avançdas do Corpo (LaPAC). Co-Líder do Elétrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança. Professora e Membro do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Dança (PRODAN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANÇA - UFBA). Vice- coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança (EAD). Membro Fundador do Slash Art Tech Lab Amsterdam. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2010) com estágio de doutorando no Departamento de Comunicação, Informação e Tecnologia da The Hague University of Applied Sciences, Holanda (2008); Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2006); Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2000). Pós-doutorado na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

Ludmila Cecilina Martinez Pimentel, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Associado III da Universidade Federal da Bahia, Professora Permanente do Programa de Pós-graduaçao em Dança (UFBA) e Professora Permanente do Programa de Pós-graduaçao em Artes Visuais (UFBA), Ex-Coordenadora da área de Dança no Programa Intitucional de incentivo à Docência (PIBID-UFBA). Membro do Conselho Editorial e Parecerista do Journal of Somatic and Dance Practices (Coventry University). Líder do Eletrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança (CNPq). Pós-Doutorado em Artes Visuais na Hochschule der Bildenden Kunste Saar, (HBKSaar), Alemanha (2012-2013), Doutorado em Artes Visuais e Intermidias - Universidade Politecnica de Valencia, Espanha (2008), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2000). Especializacao em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia (1995). Graduação em Licenciatura Em Dança pela UFBA (1994), em Dançarino Profissional pela UFBA (1995).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Birringer, J. ., Misi, M. de M., & Pimentel, L. C. M. (2022). DANÇA E INTERATIVIDADE: DANCE AND INTERACTIVITY. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 7(10), 104–125. https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v7i10.53157