PRÁTICAS DE PERFORMATIVAS E O CONFLITO DA MEMÓRIA NA COLÔMBIA

construindo um arquivo digital “decolonial” e justiça epistemológica

Autores

  • Melissa Blanco Borelli Northwestern University
  • Olga Lucía Sorzano Agencia de Desarrollo Rural de Bogotá
  • Cristina Fernandes Rosa Universidade de Roehampton

DOI:

https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58160

Resumo

Este artigo examina Corpografías, um arquivo digital que documenta as práticas artísticas das comunidades afrodescendentes e indígenas da Colômbia e seu papel na memória, paz e reconciliação no Pacífico colombiano. Ele combina dança, teatro e estudos de performance com ciências sociais e humanidades digitais, colocando as comunidades afrodescendentes e indígenas no centro do desenvolvimento do arquivo. O projeto desafia a marginalização dessas comunidades, destacando sua agência e dignidade, e abordando a interconexão entre conflito, justiça, paz e reconciliação na Colômbia. Corpografías enfatiza
a importância da arte e da cultura em contextos de conflito, contribuindo para discussões sobre justiça cognitiva. Além disso, ele proporciona espaços seguros para encontros comunitários e solidariedade, fomentando a união e a expressão coletiva. O projeto explora os processos que contribuem para a arte e a cultura, ao mesmo tempo que aborda as reivindicações estruturais das comunidades em relação a território, identidade, recursos e tradições. Em última análise, Corpografías amplifica as vozes e o conhecimento das comunidades afrodescendentes e indígenas, desafiando narrativas dominantes e apoiando a resiliência e a produção artística dessas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Blanco Borelli, Northwestern University

Pesquisadora em Estudos Críticos de Dança, Coreógrafa e Crítica cultural. Atualmente, ela é Professora
Associada de Teatro e Diretora do Programa de Dança da Northwestern University, em Chicago (EUA).

Olga Lucía Sorzano, Agencia de Desarrollo Rural de Bogotá

Pesquisadora acadêmica independente. Atualmente, atua como Conselheira Sênior em economias culturais em áreas rurais, na Agencia de Desarrollo Rural de Bogotá (Colômbia).

Cristina Fernandes Rosa, Universidade de Roehampton

Universidade de Roehampton, London (Reino Unido); professora Visitante, Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Borelli, M. B. ., Sorzano, O. L. ., & Rosa, C. F. . (2023). PRÁTICAS DE PERFORMATIVAS E O CONFLITO DA MEMÓRIA NA COLÔMBIA: construindo um arquivo digital “decolonial” e justiça epistemológica. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 8(11), 106–132. https://doi.org/10.9771/dana.v8i0.58160