Análise das Dissertações de Mestrado em Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.53973Palavras-chave:
Dissertações, Pós-Graduação, Mestrado, Ciências ContábeisResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o perfil das dissertações defendidas dos cursos de mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A amostra consistiu em 165 dissertações defendidas no período de 2017 a 2020, sendo 71 da UFSC, 54 da UNOCHAPECÓ e 40 da FURB. Foram analisados quatro aspectos nas dissertações: demografia de autoria, estrutura da dissertação, formas de argumentação e referências utilizadas. Sobre a demografia dos autores, constatou-se que a UFSC possui maior tendência para pesquisas em contabilidade gerencial, enquanto a FURB tem predominância de estudos em contabilidade financeira. A UNOCHAPECÓ possui equilíbrio entre as linhas de pesquisa em contabilidade e administração. Referente à estrutura das dissertações, foi observada uma predominância de trabalhos com base em pesquisa documental e levantamento nos três programas. Nas formas de argumentação, verificou-se maior consistência e organização nas dissertações da FURB. Sobre as referências utilizadas, constatou-se que o uso de artigos publicados em periódicos foi predominante nas dissertações das três universidades. Este estudo pode contribuir para professores e coordenadores para avaliação sobre tendências dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis, assim como para estudantes e pesquisadores, fornecendo subsídios para futuras pesquisas.
Downloads
Referências
Adler, P. S., & Borys, B. (1996). Two types of bureaucracy: Enabling and coercive. Administrative science quarterly, 61-89. https://doi.org/10.2307/2393986
Anderson, M. C., Banker, R. D., & Janakiraman, S. N. (2003). Are selling, general, and administrative costs “sticky”?. Journal of Accounting Research, 41(1), 47-63. https://doi.org/10.1111/1475-679X.00095.
Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). (2019). Dissertação de mestrado – O que é? Recuperado em 15 julho, 2022 de https://www.anpg.org.br/24/04/2019/dissertacao-de-mestrado-o-que-e/#:~:text=A%20disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20mestrado%20trata,caso%20da%20tese%20de%20doutorado.
Bentley, K. A., Omer, T. C., & Sharp, N. Y. (2013). Business strategy, financial reporting irregularities, and audit effort. Contemporary Accounting Research, 30(2), 780-817, doi: https://doi.org/10.1111/j.1911-3846.2012.01174.x.
Bortoli, C., & Soares, R. O. (2021). De “0 A 1”– Qual é a “Sofisticação Financeira” do diretor presidente? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 15(1). https://doi.org/10.17524/repec.v15i1.2735
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu? Recuperado em 15 julho, 2022, de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu.
Brasil. (2023). Governo Federal anuncia reajuste em bolsas de graduação, pós, iniciação científica e Bolsa Permanência. Recuperado em 19 outubro, 2023, de https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/02/governo-federal-anuncia-reajuste-em-bolsas-de-graduacao-pos-iniciacao-cientifica-e-bolsas-permanencia.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2021). Sobre a Avaliação. Recuperado em 20 setembro, 2023 de https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/conceito-avaliacao.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2022a). Cursos Avaliados e Reconhecidos. Recuperado em 10 agosto, 2022 de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=27&areaConhecimento=60200006.
Dallabona, L. F., Nascimento, S., & Hein, N. (2010). Métodos estatísticos mais recorrentes nas dissertações do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da FURB. Revista de Contabilidade da UFBA, 4(1), 56-70. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i1.4155
Demerjian, P., Lev, B., & McVay, S. (2012). Quantifying managerial ability: A new measure and validity tests. Management science, 58(7), 1229-1248. https://doi.org/10.1287/mnsc.1110.1487.
Eisenhardt, K. M. (1989). Agency theory: An assessment and review. Academy of Management Review, 14(1), 57-74. https://doi.org/10.5465/amr.1989.4279003
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). (2022). Histórico. Recuperado em 10 julho, 2022 de: https://www.fea.usp.br/contabilidade/pos-graduacao/historico.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4. ed.). São Paulo: Atlas.
Jensen, M. C. J., & Meckling, W. H. (1976). Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, 3(4), 305-360. https://doi.org/10.1016/0304-405X(76)90026-X
Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1992). The balanced scorecard: measures that drive performance. Harvard Business Review, 70(1), 71–79. Recuperado em 20 outubro, 2023, em https://hbr.org/1992/01/the-balanced-scorecard-measures-that-drive-performance-2.
Kumar, S., Pandey, N., Lim, W. M., Chatterjee, A. N., & Pandey, N. (2021). What do we know about transfer pricing? Insights from bibliometric analysis. Journal of Business Research, 134, 275-287.7. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.05.041
Lucena, W. G. L., Cavalcante, P. R. N., & Sales, L. B. (2014). O perfil das dissertações do programa multiinstitucional e inter-regional de Pós-Graduação em ciências contábeis UNB/UFPB/UFPE/UFRN. Revista Capital Científico-Eletrônica, 12(2). https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/2415/2203
Miles, R. E., & Snow, C. C. (1978). Organizational strategy, structure and process. McGraw Hill.
Morck, R., Shleifer, A., & Vishny, R. W. (1988). Management ownership and market valuation: An empirical analysis. Journal of Financial Economics, 20, 293-315. https://doi.org/10.1016/0304-405X(88)90048-7.
Oliveira, M. A. (2017). O “estado da arte” das pesquisas em Contabilidade: um estudo exploratório-bibliométrico das dissertações apresentadas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais da PUC/SP (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19801.
Pontes, E. S., Silva, R. B., Cabral, A. C. D. A., Santos, S. M. D., & Pessoa, M. N. M. (2017). Produção acadêmica nacional em contabilidade: análise das teses e dissertações produzidas entre 2007 e 2016. Revista Eletrônica de Administração, 23, 239-258. https://doi.org/10.1590/1413-2311.167.62419
Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2006). Metodologia da pesquisa aplicável às ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 76-97.
Rausch, R. B., & Vieira, D. S. (2009). Dissertações em ciências contábeis: metodologia científica em foco. Revista Dynamis, 15(3), 1-9. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p1
Ross, S. A. (1973). The economic theory of agency: The principal's problem. The American Economic Review, 63(2), 134-139. https://www.jstor.org/stable/1817064
Santos, V. dos, Klann, R. C., & Rausch, R. B. (2011). Perfil das Dissertações do Mestrado em Ciências Contábeis da USP e FURB. Contabilidade Gestão e Governança, 14(1), 26-43. https://www.revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/259
Shleifer, A., & Vishny, R. W. (1989). Management entrenchment: The case of manager-specific investments. Journal of financial economics, 25(1), 123-139. https://doi.org/10.1016/0304-405X(89)90099-8.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). (2023). Mestrado em Ciências Contábeis e Administração. Recuperado em 18 outubro, 2023 de: https://www.unochapeco.edu.br/mestrado-contabeis-adm.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (2023a). Processo Seletivo. Recuperado em 18 outubro, 2023 de: http://www.ppgc.ufsc.br/processo-seletivo.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). (2023b). Estrutura Curricular. Recuperado em 18 outubro, 2023 de: http://www.ppgc.ufsc.br/estrutura-curricular.
Universidade Regional de Blumenau (FURB). (2023a). Processo Seletivo. Recuperado em 18 outubro, 2023 de: https://www.furb.br/web/1857/cursos/programa-pos-graduacao/ciencias-contabeis/curso-de-mestrado/processo-seletivo.
Universidade Regional de Blumenau (FURB). (2023b). Linhas de Pesquisa. Recuperado em 18 outubro, 2023 de: https://www.furb.br/web/5040/cursos/programa-pos-graduacao/ciencias-contabeis/linhas-de-pesquisa.
Universidade Regional de Blumenau (FURB). (2023c). Disciplinas. Recuperado em 18 outubro, 2023 de: https://www.furb.br/web/1861/cursos/programa-pos-graduacao/ciencias-contabeis/curso-de-mestrado/disciplinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.