FLUXO DE CAIXA LIVRE: VALUATION DE UMA EMPRESA DO SETOR AÉREO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i1.4281Palavras-chave:
Valuation, Fluxo de Caixa Livre, GOL.Resumo
O fluxo de caixa livre é considerado, por diversos autores, como uma das ferramentas mais efetivas para a mensuração do valor de uma empresa, por trazer o valor presente de expectativas futuras a uma taxa de desconto condizente com a realidade econômica em que a organização está inserida. Sendo assim, a proposta deste trabalho constitui em verificar qual o valor da empresa GOL através do Fluxo de Caixa Livre. Utilizou-se esta empresa, pois a mesma foi criada há nove anos e com a aquisição da Varig em 2007 divulga expectativas de expansão de mercado tanto nacional como internacionalmente. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, através de um estudo de caso. Os resultados demonstraram que o valor da empresa, através do Fluxo de Caixa Livre é 10,74% menor do que o valor patrimonial e que a diminuição do Fluxo de Caixa Livre no decorrer dos anos projetados é proveniente, principalmente, do crescimento percentual maior dos custos e das despesas gerais e administrativas, em relação ao crescimento da receita.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-08-06
Como Citar
ALMEIDA, N. S. D., SILVA, R. F. D., & RIBEIRO, K. C. D. S. (2010). FLUXO DE CAIXA LIVRE: VALUATION DE UMA EMPRESA DO SETOR AÉREO BRASILEIRO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(1), 71–83. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i1.4281
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.