Determinantes do Nível de Divulgação Ambiental nas Demonstrações Contábeis de Empresas Brasileiras

Autores

  • Josué Pires Braga Universidade de São Paulo (USP)
  • José Renato Sena Oliveira UEFS
  • Bruno Meirelles Salotti Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3819

Palavras-chave:

Divulgação ambiental, Demonstrações contábeis, Empresas brasileiras.

Resumo

O objetivo principal do estudo em questão consiste em avaliar empiricamente a influência de determinadas variáveis sobre o nível de divulgação ambiental nas demonstrações contábeis de empresas brasileiras. A partir da teoria da divulgação foram levantadas sete hipóteses, as quais relacionam o nível de divulgação ambiental com as variáveis: tamanho, desempenho, endividamento, riqueza criada, natureza da atividade, controle acionário e governança corporativa. Foram analisadas as demonstrações contábeis referentes ao exercício social de 2006 de 108 companhias de capital aberto listadas na Bovespa. O nível de divulgação ambiental foi mensurado por meio da aplicação da técnica de análise de conteúdo nas demonstrações contábeis das empresas da amostra. Foram efetuados testes paramétricos e não paramétricos de correlação e de diferença de médias e análise de regressão linear múltipla com a finalidade de avaliar a influência das variáveis explicativas sobre o nível de divulgação ambiental. As evidências empíricas apontam que a maior parte (82,85%) das informações ambientais foi encontrada no relatório da administração e não passou pela avaliação dos auditores externos; 61,60% destas informações são do tipo declarativa; e a grande maioria (90,22%) atribuem crédito à imagem da empresa. As evidências analisadas sugerem que as variáveis tamanho, riqueza criada e natureza da atividade exercem influência direta e significativa sobre o nível de divulgação ambiental. Estes resultados são coerentes com os de alguns estudos anteriores e estão de acordo com os pressupostos da teoria da divulgação.

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Biografia do Autor

Josué Pires Braga, Universidade de São Paulo (USP)

G

José Renato Sena Oliveira, UEFS

Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC), Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana (DCIS/UEFS) e Gerente de Finanças e Contabilidade da UEFS - Email: teiacontabil@yahoo.com.br

Bruno Meirelles Salotti, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) - E-mail: brunofea@usp.br

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Publicado

2010-02-06

Como Citar

Braga, J. P., Oliveira, J. R. S., & Salotti, B. M. (2010). Determinantes do Nível de Divulgação Ambiental nas Demonstrações Contábeis de Empresas Brasileiras. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(3), 81–95. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3819

Edição

Seção

Artigos