Uma análise do desempenho do curso de Ciências Contábeis no ENADE a partir do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3807Palavras-chave:
ENADE, Ciências Contábeis, Processo de Raciocínio, Teoria das Restrições.Resumo
Esse trabalho teve como objetivo principal apresentar uma aplicação das ferramentas do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições, desenvolvida por Eliyahu Goldratt, à avaliação dos resultados do Curso de Ciências Contábeis no ENADE, com vistas a identificar as possíveis causas dos resultados obtidos e propor caminhos para a busca de uma melhor avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, feita principalmente a partir de dados qualitativos. O Processo de Raciocínio é um conjunto de ferramentas lógicas, baseadas na relação de causa e efeito, desenvolvido para auxiliar na resolução de problemas organizacionais/sistêmicos. A análise possibilitou diagnosticar de forma lógica que o curso de Ciências Contábeis apresenta baixa atratividade acadêmica, que se reflete também em reduzidos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis no Brasil, baixa titulação dos docentes e reduzida prática de pesquisa e extensão no curso. Considera-se que a implementação de políticas de expansão de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e de valorização dos profissionais na carreira acadêmica, de forma sistêmica e integrada, pode contribuir para que o curso tenha uma melhor concepção e melhores desempenhos em avaliações futuras.Downloads
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Publicado
2010-02-06
Como Citar
Cruz, C. F., Silva, R. R., Marques, A. L., & dos Santos, R. (2010). Uma análise do desempenho do curso de Ciências Contábeis no ENADE a partir do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(3), 33–48. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3807
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Artigos
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