Ensino de Contabilidade Gerencial: o “gap” entre a formação e prática ainda persiste?
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.18297Palavras-chave:
Práticas de Contabilidade Gerencial, Habilidades Pessoais, Características Pessoais.Resumo
Este estudo, de natureza descritiva e exploratória, com tratamento quantitativo de dados e coleta por meio de survey, teve como objetivo comparar a lacuna identificada em estudos anteriores entre o ensino e a prática de contabilidade gerencial, na percepção dos Acadêmicos da área (Professores) e Profissionais de mercado (Praticantes), e identificar as habilidades que os profissionais e acadêmicos consideram importantes aos recém-formados. De uma amostra de 28 Acadêmicos e 50 Praticantes, pode-se concluir que a lacuna existente, identificada em estudos anteriores, não se manteve, inclusive os resultados extraídos por meio de médias, moda e análise de variância (ANOVA) confirmam uma relação de proximidade entre os dois grupos (Acadêmicos e Praticantes). As habilidades e características pessoais nesta amostra não apresentaram variância significativa, concluindo-se que não há diferença entre os respondentes sobre a percepção do ensino e da prática de contabilidade gerencial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-04
Como Citar
Lavarda, C. E. F., Panucci-Filho, L., & Michels, A. (2017). Ensino de Contabilidade Gerencial: o “gap” entre a formação e prática ainda persiste?. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(1), 38–55. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.18297
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.