Mensuração a valor justo no Brasil: análise da produção científica de 2006 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i2.9043Palabras clave:
Contabilidade, Mensuração de ativos, valor justo, subjetividadeResumen
Este artigo tem como objetivo avaliar a produção científica referente a mensuração a fair value (valor justo) no Brasil, a partir do que foi publicado nos principais periódicos da área contábil no país desde 2006, quando foi publicada a minuta de avaliação a valor justo, que viria a se tornar a IFRS 13. Com uso de metodologia de análise de conteúdo, a partir da avaliação dos artigos e de seus respectivos achados, foi possível perceber que o debate tem sido controverso, com manifestação de preocupação por parte dos pesquisadores em torno de alguns pontos que ainda não estão claros ou não evidentes nas práticas brasileiras. Existe a preocupação em torno do entendimento conceitual e dos fundamentos práticos do valor justo. Adicionalmente, existem críticas sobre o uso do valor justo em contextos econômicos específicos, como os de crise financeira, e o uso do julgamento e subjetivismo, que não são tão no contexto contábil brasileiro, podendo levar a práticas indevidas. Ademais, é apontada a necessidade de maior debate no âmbito acadêmico e o não rompimento brusco com métodos baseados em custo histórico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-09-14
Cómo citar
Braga, R., Sousa, E. P. de, & Alves Filho, E. M. (2014). Mensuração a valor justo no Brasil: análise da produção científica de 2006 a 2012. Revista De Contabilidade Da UFBA, 8(2), 47–63. https://doi.org/10.9771/rcufba.v8i2.9043
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2014 Revista de Contabilidade da UFBA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.