Graduação em Ciências Contábeis a distância: dando início à discussão.

Autores/as

  • Marcos Laffin UFSC
  • Anastácia Portella UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.8334

Palabras clave:

Educação a distância, Educação em Contabilidade, Ensino Superior.

Resumen

As políticas de expansão do Ensino Superior propõem a oferta de graduação também na modalidade a distância. O curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentou inserção nessa modalidade de formação por meio de um projeto específico. O objetivo deste artigo é levantar informações sobre a oferta do curso de graduação em Ciências Contábeis na modalidade a distância e a sua articulação com a formação profissional, procurando correlacionar a demanda e a oferta do curso. O estudo se caracteriza como exploratório e foi realizado por meio do levantamento de dados da pesquisa documental e bibliográfica. Conclui-se que projetos de oferta no ensino superior tais como os de educação a distância, não podem ser pensados como cursos colocados à disposição de contextos considerados ingênuos pela carência da oferta e da formação profissional. Pelo contrário, devem ser realizados a partir de estruturas de planejamento educacional com a finalidade de qualificar a oferta, sem que esta desqualifique os processos de democratização da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Laffin, UFSC

Marcos Laffin Bacharel em Ciências Contábeis pela Univille, Especialista em Contabilidade Gerencial pela Unicentro, Mestre em Metodologia do Ensino pela Unicamp e Doutor em Engenharia pela UFSC; é Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC e coordena o NETEC – Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade. Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFSC 2004-2008 e Presidente do ForGrad - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras 2007-2008. Pesquisador em Diretório de Pesquisas - Ensino de Contabilidade. Criou e desenvolveu a Revista Contemporânea de Contabilidade.

Anastácia Portella, UFSC

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da UFSC - Bolsista de Iniciação Científica no NETEC - Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade.

Publicado

2014-05-19

Cómo citar

Laffin, M., & Portella, A. (2014). Graduação em Ciências Contábeis a distância: dando início à discussão. Revista De Contabilidade Da UFBA, 7(3), 74–92. https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i3.8334

Número

Sección

Artigos