DESMISTIFICANDO O ENSINO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Um estudo na Universidade Federal de Santa Catarina

Autores/as

  • Taise Peres da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Mara Iesbik Valmorbida Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i1.5803

Palabras clave:

Pesquisa Científica. Ciências Contábeis. Graduação.

Resumen

A pesquisa científica traz para o aluno de graduação novas habilidades, como pensar de forma lógica e analítica, levando-o a vários benefícios e lições tanto para vida acadêmica quanto pessoal. Assim, este estudo tem por objetivo analisar a experiência da atividade de Iniciação Científica (IC) com os alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. A amostra deste estudo é composta pelos alunos que cursaram a disciplina de Técnicas de Pesquisa em Contabilidade em 2010.1, 2010.2 e 2011.1. A pesquisa se caracteriza como descritiva e os dados foram coletados por meio de um questionário com os referidos acadêmicos. A abordagem é de forma qualitativa, pois visa descrever e analisar os dados. Com isso, os resultados demonstram que: (i) as percepções dos alunos perante a disciplina foi positiva, pois a maior expectativa, realização de projeto de TCC (67%), é um dos focos da disciplina e eles consideram importante a realização de um artigo científico durante a graduação (94%); (ii) a média da satisfação com a disciplina é de 8,64, em uma escala de 0 a 10, e a nota 10 aparece como a de maior ocorrência, evidenciando assim que os alunos saíram satisfeitos ao término da disciplina; (iii) com relação às publicações, 67% publicaram os artigos elaborados na disciplina, sendo 81% publicações provisórias. Assim, conclui-se que os alunos consideraram a disciplina como de grande relevância e extraíram várias lições do ensino da pesquisa científica para a vida acadêmica, pessoal e profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taise Peres da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Graduação e Pós Graduação em Contabilidade

Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade

Publicado

2013-01-15

Cómo citar

Silveira, T. P. da, Ensslin, S. R., & Valmorbida, S. M. I. (2013). DESMISTIFICANDO O ENSINO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Um estudo na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(1), 48–65. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i1.5803

Número

Sección

Artigos