Associação entre a Adoção do Target Costing e as Características do Relacionamento entre empresas adotantes e seus parceiros de negócios
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.55444Palabras clave:
Target costing, Gestão de custos interorganizacionais, Relacionamento entre empresasResumen
O acirramento da competição fez com que as empresas assumissem um foco externo a fim de maximizar sua vantagem competitiva, cujo contexto favoreceu o surgimento da gestão de custos interorganizacionais (GCI), que é decorrente da relação comercial entre duas ou mais empresas. O target costing é o principal mecanismo da GCI. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo investigar de que maneira a adoção do target costing está associada às características referentes ao relacionamento entre empresas adotantes e seus parceiros de negócios. O setor escolhido para aplicação deste estudo foi o setor de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) devido a sua importância para a economia brasileira. Foi realizada uma survey, com o uso de um questionário online padronizado e estruturado, com as empresas associadas à ASSESPRO (Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação). O teste não paramétrico Kruskal-Wallis foi utilizado na análise dos dados. Concluiu-se que relações interorganizacionais caracterizadas por aspectos da interdependência, da estabilidade, da cooperação, da confiança e dos benefícios mútuos favorecem a adoção e uso do target costing. Frequência de negociações, tempo de relacionamento, e aumento da aprendizagem organizacional exercem influência na adoção de práticas do target costing.
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