Competência Docente no Ensino na Modalidade a Distância em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5485Palabras clave:
Competência Docente. Educação a Distância. Tecnologia da informação e comunicação.Resumen
O desenvolvimento do ensino e aprendizagem na modalidade a distância representa um dos mais importantes desafios para a educação na atualidade, pois se trata de um espaço relativamente novo de ensinar e aprender que enseja o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), exigindo competências diferenciadas aos docentes de habilidade técnica e facilitação. Assim, a presente pesquisa objetiva verificar quais as competências profissionais no domínio do ensino e aprendizagem na modalidade a distância, o docente deve possuir, justificando-se no aspecto de que os docentes por meio de competências técnicas mínimas necessárias devem facilitar a atitude do ensino e aprendizagem na formação dos alunos que buscam o conhecimento nesta modalidade. Por meio da aplicação de um questionário eletrônico, “Google docs”, sobre competências adaptado de Kemshal-Bell (2001), foi aplicado em 17 docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da modalidade de Educação à Distância – EAD de um Universidade reconhecida na sua atuação em EAD, com obtenção de 10 respondentes que apontaram que os docentes devem possuir competências profissionais no domínio do ensino e aprendizagem em cursos na modalidade a distância necessárias na facilitação da atitude do ensino e aprendizagem na formação dos alunos.Descargas
Descargas
Publicado
2011-11-27
Cómo citar
Paton, C., Domingues, M. J. C. de S., & Rausch, R. B. (2011). Competência Docente no Ensino na Modalidade a Distância em Ciências Contábeis. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(1), 21–37. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5485
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2011 Revista de Contabilidade da UFBA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.