Medidas de Desempenho Operacional em Startups: Uma Survey das Startups Cadastradas na Associação Brasileira de Startups

Autores/as

  • Ígor Figuerêdo Leite UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.54477

Palabras clave:

Startup, Medidas de desempenho, Ciclo de vida, Modelo de atração

Resumen

O objetivo desse estudo foi analisar a relação do modelo de atuação da startup e seu ciclo de vida com a importância dada aos gestores as medidas de desempenho operacional.Para tanto, foi analisado a importância que os empresários de startup atribuem a determinadas medidas de desempenho em diferentes modelos de atuação da startup e diferentes ciclo de vida. A metodologia utilizada foi a de survey, em que foram enviados questionários para 113 empresários e foram obtidas 38 respostas, totalizando 35% de taxa de retorno. A amostra analisada foi limitada às startups nordestinas cadastradas na Associação Brasileira de Startups (ABS), para fins estatísticos foram utilizadas as técnicas de correlação e teste de Kruskal- Wallis, a primeira técnica foi utilizada para buscar relações entre as medidas operacionais e o modelo de atuação da startup e o teste de Kruskal-Wallis foi utilizado para testar a diferença da importância dada aos gestores por determinada medida operacional em diferentes ciclos de vida e em diferentes modelos de atuação da startup. A partir da análise dos dados evidenciou- se que as medidas de desempenho operacional identificadas como mais importantes pelos empresários são os contratos assinados e o tempo de vida dos clientes, já as medidas evidenciadas como menos importantes são downloads e compartilhamento de conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que foi evidenciado nos modelos de E-commerce, Hardware e SaaS foi evidenciada uma relação positiva e estatisticamente significante entre as medidas de tempo para realizar a compra, lucro por cliente e porcentagem de usuários e os modelos de atuação corroborando com o estudo de Rompho (2018), além disso os resultados mostraram que o ciclo de vida e o modelo de atuação da startups não impacta a percepção de importância do empresário, mesmo resultado encontrado por Rompho (2018).

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Publicado

2023-05-16

Cómo citar

Figuerêdo Leite, Ígor. (2023). Medidas de Desempenho Operacional em Startups: Uma Survey das Startups Cadastradas na Associação Brasileira de Startups. Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2131. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.54477