Financiamento de Campanhas Eleitorais e Desempenho Eleitoral nas Eleições Municipais 2008-2012: Um Estudo à Luz da Teoria da Escolha Pública

Autores/as

  • Lindomar Silva Universidade Salvador https://orcid.org/0000-0002-1138-8165
  • Fabio Almeida Universidade salvador
  • Miguel Castro Universidade Salvador
  • Leandro Lima Universidade salvador

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.54211

Palabras clave:

Financiamento de campanhas, desempenho eleitoral, teoria da escolha pública

Resumen

Este estudo analisou a influência do financiamento de campanha no desempenho eleitoral dos candidatos para às prefeituras brasileiras nas eleições de 2008 e 2012 à luz da Teoria da Escolha Pública. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, utilizando regressão logística. Os resultados indicaram uma influência positiva e significativa do financiamento de campanha no desempenho eleitoral dos candidatos, sinalizando que os prefeitos que foram eleitos arrecadaram mais recursos para as suas campanhas. Além disso, os resultados revelaram que os candidatos que já tinham sido eleitos em algum cargo público anteriormente, também levaram vantagem em relação aos candidatos que ainda não tinha sido eleitos. Outro aspecto observado é que as mulheres são a grande minoria dos candidatos e recebem menos recursos para as suas campanhas do que os homens, refletindo esse fato no desempenho eleitoral delas de forma negativa. A principal contribuição desse trabalho é o fato de que nos municípios com PIB per capita maior, bem como os municípios com a população mais escolarizada, os recursos de financiamento são menos relevantes para o desempenho eleitoral, sugerindo que os eleitores dos municípios mais ricos e mais escolarizados são menos suscetíveis às propostas pouco exequíveis divulgadas pelos candidatos com recursos de campanhas.

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Biografía del autor/a

Fabio Almeida, Universidade salvador

Graduado em Administração pela Fundação Visconde de Cairú. Mestre em Administração pela Universidade Salvador (Unifacs) e Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Pitágoras.

Miguel Castro, Universidade Salvador

Graduação em Engenharia comercial –Universdad de Valparaiso (Chile, 1999) e graduação em Administração pela Universidade Salvador (204). Especialização em Finanças pela UFBA (2005) e especialização em controladoria financeira pela Ufba (2006).Mestrado em contabilidade pela Ufba (2008) e doutorado em Energia e Meio ambiente pela Ufba (2011) e Doutorado em Economia pela USC (Espanha). Atualmente é professor a Universidade Estadual de Feira de Santana e Professor do programa de mestrado em Administração da Universidade Salvador –Unifacs

Leandro Lima, Universidade salvador

Mestre em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (2022); Pós-graduado (Lato Sensu) - MBA (Master in Business Administration) em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2015); Pós-graduado (especialização) em Bases Geo-Históricas para formulação Estratégica - CPrep CAEM - pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército - ECEME (2010); Pós-graduado (especialização) em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO (2005); Graduado Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (1997); Graduado Bacharel em Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (1997) Graduado Tecnólogo em Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2013).

Citas

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Publicado

2023-05-12

Cómo citar

Silva, L., Almeida, F., Castro, M., & Lima, L. (2023). Financiamento de Campanhas Eleitorais e Desempenho Eleitoral nas Eleições Municipais 2008-2012: Um Estudo à Luz da Teoria da Escolha Pública . Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2124. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.54211