Obras Didáticas Utilizadas no Ensino da Contabilidade: Um Estudo Bibliométrico

Autores/as

  • Rodrigo Marciano da Luz Universidade Regional de Blumenau
  • Silene Rengel Universidade Regional de Blumenau
  • Maria Jose Carvalho Domingues de Souza Universidade Regional de Blumenau
  • Maria Jose Ribeiro Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5384

Palabras clave:

Bibliometria. Ensino da Contabilidade. Obras didáticas.

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar as semelhanças e as discrepâncias existentes na indicação de obras didáticas constantes nos Projetos Pedagógicos de cursos de graduação em Ciências Contábeis e compará-las com aquelas sugeridas na Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade. Para tanto, utilizou-se de análise documental de planos de ensino do curso de Ciências Contábeis da FURB e da UPF. O foco de análise foram as disciplinas contempladas no eixo de Conteúdos de Formação Profissional da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC e que estavam contempladas nas matrizes curriculares das duas IES em estudo. Das análises dos Quadros comparativos das obras indicadas por disciplina, observou-se que existe uma grande discrepância quanto à indicação de obras didáticas sugeridas pelo Conselho Federal de Contabilidade e as indicadas pela FURB e pela UPF. Tendo em vista as discrepâncias encontradas, pode-se constatar que o objetivo da Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis do CFC, neste aspecto, ainda não foi alcançado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Marciano da Luz, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Publicado

2011-11-27

Cómo citar

da Luz, R. M., Rengel, S., Domingues de Souza, M. J. C., & Ribeiro, M. J. (2011). Obras Didáticas Utilizadas no Ensino da Contabilidade: Um Estudo Bibliométrico. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(1), 4–20. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5384

Número

Sección

Artigos