Construção do Programa de Compliance de uma IES Pública: Uma Análise sob a Ótica dos Gestores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.38659

Palabras clave:

Compliance, Programa de compliance, IES pública, Gestores

Resumen

O estudo tem por objetivo evidenciar a percepção dos gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública sobre a construção do programa de compliance. Metodologicamente, entrevistas foram conduzidas com cinco gestores envolvidos diretamente com o desenvolvimento de tal programa. Após as transcrições, 1.225 observações foram dispostas em 5 categorias (pilares do compliance), e analisados mediante a técnica de Análise de Conteúdo, no software NVivo. Os achados apontam as seguintes: suporte da administração (35,67%), código de conduta e políticas de compliance (24,98%), avaliação de riscos (20,90%), controles internos (14,53%) e treinamentos e comunicação (3,92%). O elemento mais representativo é o suporte da alta administração, sobretudo em questões envolvendo obrigações regulatórias, processos de tomada de decisão e apoio as práticas estratégicas. Conclui-se que diferentes frentes (pilares) são adotadas de forma conjunta, para que o programa de compliance seja desenvolvido de forma adequada, perante as legislações e obrigações regulatórias.

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Biografía del autor/a

Monique Couto Accadrolli, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG).

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial (NUPEC/UFSC), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON/FURG). Avaliador de periódicos e congressos de Administração e Contabilidade. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Empreendedorismo e Inovação. Também possui interesse em Métodos Quantitativos, Tecnologias, Educação e História da Contabilidade.

Vagner Horz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Gestão Estratégica em Pessoas pela Universidade Franciscana (UFN) e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Ciências Contábeis, Controle Gerencial, Compliance e Governança Corporativa.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

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Publicado

2023-05-11

Cómo citar

Accadrolli, M. C., Frare, A. B., Horz, V., & Cruz, A. P. C. da. (2023). Construção do Programa de Compliance de uma IES Pública: Uma Análise sob a Ótica dos Gestores. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2119. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.38659