A Eficiência do Modelo de Elton-Gruber na Formação de Carteira de Ações no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i2.3808Palabras clave:
Administração de Investimentos, Elton-Gruber, Mercado de Capitais, Retorno, Risco.Resumen
A administração de carteiras de ativos financeiros vem procurando apresentar mecanismos para a obtenção de uma relação ótima entre retorno e risco. Inúmeros estudos vêm contribuindo de forma significante para a eficiência e prática destas técnicas. Este trabalho objetivou analisar a possibilidade de se obter desempenhos superiores nas estratégias de investimentos mediante a utilização do modelo de Elton-Gruber, no Brasil, no período de janeiro de 2000 a setembro de 2006, considerando-se a formação de preços informacionalmente eficiente. Para avaliar o mercado informacional de preços analisou-se inicialmente se os retornos das ações selecionadas seguiam rumo aleatório. Foi aplicado o Teste de Corridas (runs test) e o teste de Durbin-Watson. Este trabalho conclui que, a aplicação deste método, devido às suas características, pode proporcionar retornos maiores que aplicações no Ibovespa, com menores riscos, considerando-se o mercado informacional eficiente na forma fraca.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-08-05
Cómo citar
Bruni, A. L., Coroa, U. da S. R., Paixão, R. B., & Carvalho Júnior, C. V. de O. (2009). A Eficiência do Modelo de Elton-Gruber na Formação de Carteira de Ações no Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(2), 65–77. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i2.3808
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2009 Revista de Contabilidade da UFBA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.