Decisões de Investimento e Rentabilidade Futura: Estudo Empírico com Empresas do Setor Imobiliário Listadas na BM&F Bovespa
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.24498Resumen
A necessidade de potencializar as definições estratégicas, sob a perspectiva de se obter uma rentabilidade futura positiva é trivial, quando se trata da tomada de decisões de investimento. O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação existente entre decisões de investimento e rentabilidade futura, mensurado pelo coeficiente Q de Tobin. Este estudo é caracterizado como empírico-analítico de trato quantitativo dos dados por um modelo de regressão linear. A amostra foi coletada na base de dados da Economática® e foram selecionadas empresas do setor imobiliário listadas na BM&FBOVESPA, que tiveram suas demonstrações financeiras divulgadas entre o período de 2007 a 2014. Com o propósito de comparar investimento e rentabilidade futura, o período de análise foi dividido em período de investimento e período de desempenho. O modelo de regressão que utiliza a rentabilidade pelo Q de Tobin relacionou positivamente a rentabilidade do período de desempenho ao investimento do período de investimento. Os achados apontaram grandes vantagens para o investidor imobiliário, tendo em vista que este mostrou-se favorável em sua rentabilidade quando relacionada ao investimento realizado, contribuindo para que empresas façam usos de novas ferramentas que possam melhorar seu desempenho, além de contribuir para que os investidores de mercados acionários confirmem a relação existente entre rentabilidade futura e rentabilidade passada.
Descargas
Citas
ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BIEGER, M.; PUDEL, V. Análise de decisão de investimentos: Um estudo de caso em indústrias do setor metal mecânico de médio porte da região da grande Santa Rosa do Rio Grande do Sul. Anais do VII Convibra Administração -Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2010, 12 p.
BORBA J.A., DILL R.P. Análise da rentabilidade de empresas: uma abordagem baseada na lógica nebulosa (Fuzzy Logic). Dissertação (Mestrado em Administração) -Coordenação dos Programas de Mestrado em Administração, Universidade Federal do Rio de Santa Catarina, Santa Catarina, 2007, 20 p.
BRAINARD, W. C.; TOBIN, J.Pitfalls in financial model building. American Economic Review, 63(2), 99-122, 1968.
FAMÁ R., BARROS, L. A. B. C. Q de Tobin e seu uso em finanças: aspectos metodológicos e conceituais. Caderno de Pesquisa em Administração, v.7, n. 4, p. 27-43, 2000.
FREZATTI F., BIDO D.S., CRUZ A.P.C., BARROSO M.F.G., MACHADO M.J.C. Decisões de Investimento em Ativos de Longo Prazo nas Empresas Brasileiras: Qual a Aderência ao Modelo Teórico?Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 1, p. 1-22, 2012.
KAMMLER, E. L.; ALVES, T. W. Análise da capacidade explicativa do investimento pelo q de Tobin em empresas brasileiras de capital aberto. RAE eletrônica, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2009.
LIMA R.R., LIMA T.R., NEVES I.J.J. Valor da empresae sua relação com a estrutura de capital, rentabilidade: um estudo empírico das 100 empresas melhores listadas na revista exame. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9., 2012, São Paulo. Anais. São Paulo: Seget, 2012, p. 2-18.
MARIOTTO J., BONATTI A., MATTOS M.S., AMORIM W.A., FERNANDES F.C. Projeto Tremtur: O futuro sob a ótica das finanças. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2006, São Paulo. Anais.São Paulo: Simpep, 2006, p. 1-12.
MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEYER, J.R, HADDAD E. Adoção de métodos de análise de mercado imobiliário nas decisões de projeto:estudo de caso dos incorporadores residenciais no bairro de Pinheiros no período 1994-1999. In: ENCONTRO NACIONAL DA AMPUR, 9., 2013,Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Anpur, 2013, p. 1-12.
NAVARRO A.C., SILVA A.F., CLÁUDIO P., JUNIOR A.R. Decisões de investimento e rentabilidade futura: estudo empírico com companhias abertas não financeiras. Revista Contabilidade, Gestão e Governança,v. 16, n° 1, p. 19-34, 2013.
NOGUEIRA, I. V.; LAMOUNIER, W. N.; COLAUTO, R. D.O q de Tobin e o setor siderúrgico: um estudo em companhias abertas brasileiras e norte-americanas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios,[S. l.], v. 12, n. 35, p. 156-170, 2010.
REILLY, F. K. NORTON, E. A. Investimentos. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
SANTOS L.M., COSTA D.F., ALBERTO J.G.C., GONÇALVES M.A., FARIA E. R. Análise do Q de Tobin como determinante do investimento das empresas brasileiras. R. Adm. FACES Journal, v. 10, n. 3, p. 65-82, 2011.
SECURATO, J. C. O impacto da existência de diretoria jurídica no desempenho das companhias listadas na bolsa de valores de São Paulo.2010, Tese (Doutorado em Administração) –Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 197 p.
SILVA, C.A.T; SOUZA S.A.; DOMINGOS N.T.Efeito do custo perdido: a influência do custo perdido na decisão de investimento. RCO –Revista de Contabilidade e Organizações –FEARP/USP, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 87-99, 2008.
TIBURCIO C.A.S., SOUZA S.A., DOMINGOS N.T. Efeito do custo perdido: a influência do custo perdido na decisão de investimento. RCO –Revista de Contabilidade e Organizações–FEARP/USP, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 87-99, 2008.
VIEIRA CBH, VERDE IOL, BEZERRA RL, Rodrigues PN. Índices de rentabilidade:um estudo sobre os indicadores ROI e ROE de empresas do subsetor de tecidos, calçados e vestuários listadas na BOVESPA. CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 8., 2011, Rio de Janeiro. Anais: Rio de Janeiro: Convibra, p. 1-14.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista de Contabilidade da UFBA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.