DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PELA ITAIPU BINACIONAL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA LEGITIMIDADE
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.23868Palabras clave:
Evidenciação, Responsabilidade social, Legitimidade.Resumen
O estudo analisa, sob a ótica da Teoria da Legitimidade, como a empresa Itaipu Binacional se utiliza da evidenciação socioambiental para gerenciar sua legitimidade social. Identificou-se as estratégias de legitimidade, de acordo com a tipologia de Suchman (1995), que são evidenciadas nos Relatórios de Sustentabilidade da Itaipu Binacional no período de 2011 a 2015. A pesquisa tem caráter exploratório, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo documental. Os resultados permitem concluir que a empresa se utiliza da divulgação de informações sociais e ambientais como instrumento para gerenciar sua legitimidade social. Identificou-se um elevado grau de evidenciação das estratégias de legitimidade em todas as tipologias sugeridas por Suchman, com predominância da estratégia cognitiva, seguida pela pragmática e moral, respectivamente. De maneira geral, a empresa busca popularizar e padronizar seus modelos, cooptar integrantes, vincular-se a instituições visando apoio para desenvolver ações sociais e ambientais e demonstrar que produz resultados adequados para sociedade.
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