DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PELA ITAIPU BINACIONAL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Autores/as

  • Francielle Rodrigues Voltarelli Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Aládio Zanchet Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.23868

Palabras clave:

Evidenciação, Responsabilidade social, Legitimidade.

Resumen

O estudo analisa, sob a ótica da Teoria da Legitimidade, como a empresa Itaipu Binacional se utiliza da evidenciação socioambiental para gerenciar sua legitimidade social. Identificou-se as estratégias de legitimidade, de acordo com a tipologia de Suchman (1995), que são evidenciadas nos Relatórios de Sustentabilidade da Itaipu Binacional no período de 2011 a 2015. A pesquisa tem caráter exploratório, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo documental. Os resultados permitem concluir que a empresa se utiliza da divulgação de informações sociais e ambientais como instrumento para gerenciar sua legitimidade social. Identificou-se um elevado grau de evidenciação das estratégias de legitimidade em todas as tipologias sugeridas por Suchman, com predominância da estratégia cognitiva, seguida pela pragmática e moral, respectivamente. De maneira geral, a empresa busca popularizar e padronizar seus modelos, cooptar integrantes, vincular-se a instituições visando apoio para desenvolver ações sociais e ambientais e demonstrar que produz resultados adequados para sociedade.

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Biografía del autor/a

Francielle Rodrigues Voltarelli, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestranda do Programa de Mestrado em Contabilidade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/Pr.

Aládio Zanchet, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor e pesquisador na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua no curso de Mestrado em Contabilidade, campus de Cascavel, e no no curso de graduação em Ciências Contábeis, campus de Marechal Cândido Rondon. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2014). Mestre em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2004).

Publicado

2017-12-07

Cómo citar

Voltarelli, F. R., & Zanchet, A. (2017). DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PELA ITAIPU BINACIONAL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA LEGITIMIDADE. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(3), 4–30. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.23868

Número

Sección

Artigos