ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A POSTURA DE DISCENTES E PROFISSIONAIS EM CONTABILIDADE

Autores/as

  • Patricia Jung Martins Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Fernando Fantoni Bencke Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.23502

Palabras clave:

Ética, Contabilidade, Ética Profissional, Código de Ética.

Resumen

Este artigo teve por objetivo analisar a postura ética geral e profissional adotada por discentes e profissionais de contabilidade. Utilizou abordagem descritiva e exploratória consubstanciada às dimensões de análise definidas a priori. Um questionário foi aplicado a 91 discentes do curso de Ciências Contábeis e 40 contadores. Os principais resultados demonstram que: conhecer os conceitos de ética e moral não traduz e não tem relação com a forma de agir ético, discentes e contadores agem de forma empírica quando se trata de ética; questões éticas cotidianas retratam os contadores mais éticos do que os discentes, o que induz a refletir sobre o exercício da profissão contábil como parte integrante da formação ética; clientes/empresário considerados principais fatores que influenciam na tomada de decisões antiéticas no exercício da profissão; e a necessidade de considerar a importância do código de ética profissional do contador no decorrer processo de formação acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Jung Martins, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Guaduada em Contabilidade.

Fernando Fantoni Bencke, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração, Mestre em Educação, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Administração. Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Doutorado em Administração e no Mestrado Profissional em Administração.

Publicado

2018-06-01

Cómo citar

Martins, P. J., & Bencke, F. F. (2018). ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE A POSTURA DE DISCENTES E PROFISSIONAIS EM CONTABILIDADE. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(2), 150–165. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i2.23502

Número

Sección

Artigos